Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Tópicos similares
    Últimos assuntos

    MARATONA e NUTRIÇÃO

    Ir em baixo

    MARATONA e NUTRIÇÃO

    Mensagem por marcelodoctor em Qui Nov 12 2009, 22:34

    A maratona, uma modalidade de corrida, é seguramente um dos maiores testes de resistência individual. Se tivermos que escolher um adjetivo, a palavra maratona pode ser utilizada para descrever um fenômeno de duração extrema, e como substantivo refere-se a uma competição em que é necessário correr 42,2 km. Maratona também é um ponto geográfico na Grécia, que ficou famoso em 490 a.C., por conta da "Batalha de Maratona".

    É sabido que as damandas metabólicas para um competidor de maratona requerem o desenvolvimento e a integração dos sistemas respiratório, cardiovascular e musculo-esquelético. Fatores ambientais, como temperatura, umidade, e resistência do vento, podem afetar o desempenho. Portanto, além de treinamento, estratégias de corrida, ingesta de líquidos e manipulação dietética são metodologias específicas que devem ser usadas para melhora do desempenho atlético.

    Como a dieta do atleta é, muitas vezes deixada em plano inferior aos treinamentos, onde a mesma é fator fundamental para o sucesso do competidor, a mesma torna-se fator crítico.

    A melhor solução está em organizar um programa que inclua trabalho, treinamento, alimentação, descanso e hidratação, onde todos os ítens de igual importância.

    Em considerações gerais, o atleta de maratona pode ser classificado em 3 grupos para melhor orientação no que se refere ao planejamento dietético. O corredor recreacional deve ser considerado, já que representa número bastante significativo de indivíduos de perfil determinado na corrida.

    Uma análise da dieta de maratonistas revelam uma composição de macronutrientes similar a de indivíduos sedentários de peso similar, com cerca de 54% de carboidratos, 30% de gorduras e 16% de proteínas. Normalmente atletas do sexo masculino ingerem calorias suficientes para compensar o gasto energético diário. Entretanto, a energia consumida pela maioria das atletas do sexo feminino é menor que a necessidade energética. Como resultado, o consumo de ferro, calcio, vitamina B12 e zinco podem encontrar-se abaixo das recomendações dietéticas.

    Um maratonista do sexo masculino da elite internacional realiza a prova em cerca de 2h20min e treina semanalmente 200km. Já uma mulher da mesma categoria elite internacional realiza a prova em 2h45min e treina o mesmo volume de km.

    Um maratonista recreacional, realiza a prova em até 5hs e treina até 100km por semana. E uma maratonista desta categoria realiza a mesma marca para tempo e km no treinamento semanal. Lógico que isso não é determinado de forma prática, apenas atraves de inquéritos. Na verdade, um maratonista recreacional pode tanto terminar a prova em pouco mais de 3h:30 ou bater em 5hs.


    ..........

    Recebi um artigo comentando que homens obesos têm maior risco de apresentarem tumores agressivos de prostata e o dobro de chance de sofrer reincidência. Esse estudo foi apresentado pelo médico americano sr. Stephens Freedland, no Congresso Brasileiro de Urologia, em Go. Segundo ele, existem indícios da conversão pela gordura de testosterona em estrógeno. Sendo um fator importante no desenrolar da doença.
    Portanto, essa relação entre obesidade e câncer de prostata, deve ser um incentivo a mais para os homens perderem peso, praticarem exercícios e adotarem um plano dietético mais saudável.

    Um abraço com muita saúde.

    Marcelo Andrade
    CRN1 1483.
    avatar
    marcelodoctor
    Colunista
    Colunista

    Número de Mensagens : 546
    Data de inscrição : 08/04/2009
    Idade : 53
    Localização : Brasília

    Ver perfil do usuário

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: MARATONA e NUTRIÇÃO

    Mensagem por toc em Sex Nov 13 2009, 09:02

    Muito interessante sua coluna ,como sempre,Marcelão.Tô sempre de olho nas dicas.


    abração

    toc

    Número de Mensagens : 988
    Data de inscrição : 09/04/2009

    Ver perfil do usuário

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: MARATONA e NUTRIÇÃO

    Mensagem por marcelodoctor em Sex Nov 13 2009, 20:11

    Valeu TOC.

    Como não posso estar no Rio no dia escolhido (futchurras), vamos ver se consigo marcar com vcs algum lugar para batermos papo e rirmos um pouco.
    Abçs
    avatar
    marcelodoctor
    Colunista
    Colunista

    Número de Mensagens : 546
    Data de inscrição : 08/04/2009
    Idade : 53
    Localização : Brasília

    Ver perfil do usuário

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: MARATONA e NUTRIÇÃO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Voltar ao Topo

    - Tópicos similares

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum