O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)

Mensagem por satu7 em Seg Mar 29 2010, 23:03

"Amar um clube é muito mais que amar uma mulher. Ao longo da vida, troquei de namorada, sei lá, mil vezes. E outras mil fui trocado por elas, mas a recíproca não está em jogo, agora. Jamais trocaria o Botafogo, nem por outro clube, nem por nada, neste mundo.

Guardo até hoje, integro, o sentimento do primeiro encontro. Foi no minúsculo estádio de General Severiano, na tarde do dia 10 de setembro de 1944. Tinha eu acabado de chegar de Xapuri, minha terra, e estava embasbacado com a beleza da cidade do Rio de Janeiro.

O jogo era Botafogo e Flamengo.

Meu primo Carlos gosta de assistir em pé, bem no meio da arquibancada; e é aqui que já estamos os dois. O primeiro degrau de cimento fica tão perto do campo que dá até pra ouvir o respirar ofegante dos jogadores. Como eles se xingam! Nunca pensei que fosse assim.

A partida começa. A multidão, dividida ao meio, alterna silêncios e gritos de guerra que me assustam um pouco. Até agora, já se foram 15 minutos de jogo e nada de gol. Meu coração, porém, já dá os primeiros sinais de uma simpatia que não tardará em palpitar dentro do meu peito. Sei que esse time do Flamengo está cheio de craques. Meu primo vai me cantando, um por um: "aquele é o Zizinho - um monstro... aquele outro é o Jaime - joga como um príncipe... esse aéi é o Pirilo".

Do outro lado, só há um craque de fama nacional: é Heleno de Freitas. O resto é de currículo modesto. Mas, todos trazem no peito uma estrela de cinco pontas, radiosa como a luz da tarde ensolarada.

Pois se bem me lembro, foi de vê-la reluzir no peito de Heleno que se deu a revelação. Hoje, mais de meio século depois, eu me pergunto, por mera curiosidade, por que será que não escolhi torcer pelo Flamengo? Afinal, o Flamengo já era o time mais querido do Rio. Dava - pra usar uma expressão mais moderna - dava ibope torcer pelo Flamengo. Tinha acabado de sair bicampeão carioca. Era certeza de alegrias pela frente. E, no entanto, eu preferi trocar o certo pelo duvidoso. Em nome de que idéia? Por que o Botafogo da estrela solitária simbolizada em Heleno e não o Flamengo de Zizinho, de Biguá, de Pirilo - uma soleníssima constelação de craques?

Afinidades eletivas, meus amigos. Coisas do coração. Mistérios da alma. Premonição, talvez, pois, no final do jogo, o Botafogo daria a volta olímpica saudando a sua torcida. Tinha goleado o Flamengo, ganhando de cinco a dois. Heleno marcar dois belos gols, um deles de cabeça. Uma testada bíblica!

Nascia, ali, uma simpatia de mão única, pois o Botafogo nem sabia da minha reles existência. Não sabia, nem precisava saber. O futebol é assim: desperta na pessoa um sentimento virtuoso que transcende a amizade, que vai além do amor e culmina no santo desvario da paixão. Tem de tudo um pouco, porém, é mais que tudo. Torcer por uma camisa é plena entrega. É mais que ser mãe, porque não desdobra fibra por fibra o coração. Destroça-o de uma vez no desespero de uma derrota. Em compensação, remoça-o no delírio de uma vitória.

O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. Quantas vezes, vi o roupeiro Aloísio sair dando nós nas cortinas da sede imperial pra amarrar as pernas dos times visitantes, em General Severiano. E eu acreditava piamento nos trunfos do feiticeiro Aloísio. Dava-lhe força pra que os sortilégios do futebol não traíssem o Botafogo.

Houve uma partida em que o Botafogo perdia de um a zero. Carlito Rocha, o grande bruxo da história do clube, me perguntou quanto tempo ainda restava de jogo. Meu relógio estava parado. Começou a esbravejar comigo. Gritava que a desgraça do time estava ali, no meu relógio. Relógio parado dá azar. Arrancou do meu braço a pulseira e jogu fora, com relógio e tudo. Era um reles "patek-cebola". No dia seguinte, Carlito me daria outro, de presente. Igualmente reles, mas, pelo menos, funcionando.

O Botafogo é bem mais que um clube - é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus.

Estrela solitária.

O Botafogo sempre oscilou entre Heleno de Freitas e Garrincha: pássaro de fogo, pássaro de luz; um era glória e tormento, o outro, humor e encantamento. Heleno era impiedoso como a ironia, que fere; Garrincha era límpido e generoso, como o riso, que conforta. Entre os dois jogadores, cujos tempos míticos se somam, e se eternizam, nasceria também para a perpetuidade alvinegra, um craque magistral.

Um dia, consumido de saudades botafoguenses, escrevi um breve poema sobre Nilton Santos. Quanta majestade no trato de uma bola! O moço jamais fez um truque com a bola. Só fazia arte. Nilton não era um jogador de futebol, era uma exclamação. Tu em campo parecias tantos/ E, no entanto - que encanto - eras um só: Nilton Santos.

O torcedor do Botafogo tem um coração repleto de memoráveis cintilações: convivem, na mesma estrela, dribles insondáveis de Garrincha, passes impressentidos de Didi, antevisões de Nilton Santos, cismas de Carlito Rocha e gols, muitos gols, de Heleno de Freitas, cada um mais épico que o outro.

O Botafogo sou eu mesmo, sim senhor! "

[/u][/i](Armando Nogueira, A Ginga e o Jogo, págs 117 -120)

satu7

Número de Mensagens : 440
Data de inscrição : 05/04/2009
Idade : 62
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)

Mensagem por dnl194 em Qui Abr 01 2010, 12:54

O BOTAFOGO NÃO É UM CLUBE, É UMA PREDESTINAÇÃO CELESTIAL. FELIZ DAQUELE QUE TORCE POR UM CLUBE QUE TEM COM SIMBOLO UMA CRIAÇÃO DIVINA, UMA ESTRELA SOLITÁRIA !!!



Armando Nogueira

dnl194

Número de Mensagens : 1085
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)

Mensagem por Olheiro Botafoguense em Seg Mar 12 2012, 01:27

Ola peço a atençao aos amigos e irmaos botafoguenses espero que estejam ligados nas noticias e tenham visto que surgiu uma promessa de altissimo nivel chamado Celsinho jogador do time de queimados da serie C do carioca que ano passado sua media de gols foi de 0.9 por jogo e que hoje dia 12 de março marcou somente 8 gols em uma vitoria de 8 a 2 sobre o cse artuzinho e que colocou messi e tulio maravilha juntos no bolso e saiu dando risada ! Pelo amor de Deus deem uma chance a esse cara para ficar no fogao que pode muito bem ser um novo mito do futebol brasileiro !Quem tiver contato com a diretoria sejam rapidos pois ja tem muita gente de olho nesse rapaz inclusive no estrangeiro pois as noticias correm mais rapida que o pensamento e a atitude ! Coisas que andam muito em falta nesses dirigentes e tambem na propria torcida que precisa ser rapida nas indicaçoes e cobranças de novos jogadores !!!! Nosso botafogo precisa de reforços urgentes e visto que sempre que pensamos num artilheiro de verdade sempre pensamos em tulio maravilha que se tossir ou espirrar fara gols inesplicaveis para a ciencia por ser um predestinado ... e que ainda mesmo que tivesse com muletas faria todos os gols perdidos por estes atuais artilheiros sem faro para o gol ! Com tulio maravilha estadios estariam lotados ou com pelo menos mais pagantes do que agora, e com ele no ataque a defesa adversaria daria mais atençao a ele liberando os outros atacantes para fazerem seus gols ,mas é claro que isso nunca foi problema para o tulio que mesmo marcado faz os seus gols ate o dia de hoje , que marcou 5 gols em um so jogo na semana passada , e seriam nos botafoguenses com certeza mais bem visto pela midia e por novos patrocinadores visto que ele ser um show man e o dinheiro e os investimentos sao o lado forte de seu destino ! Volta Tulio Maravilha pra ontem e com urgencia maxima !!!

Olheiro Botafoguense

Número de Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 45

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:37


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum