Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» BOTAFOGO SEEDORFIOU
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:57 por foginho

» O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:49 por foginho

» REPÚBLICA DOS COMPLEXADOS – A RESPOSTA UMA COLUNA UM POUCO MAIS LONGA...MAS NECESSÁRIA.
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:37 por foginho

» BAHIA E SEEDORF
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeSeg Set 29 2014, 10:10 por Fantasma Scarlatta

» Botafogo com time reserva goleia fluminese
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeDom Fev 23 2014, 18:51 por vbm

»  Botafogo vence o time do papa Francisco
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeQua Fev 12 2014, 08:02 por vbm

» Em mais uma reviravolta, Zeballos vem ao Rio para assinar com o Botafogo
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeSeg Fev 10 2014, 16:09 por vbm

» Gerson tira camisa durante transmissão e se emociona com o Botafogo
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:45 por vbm

» Botafogo goleia e garante vaga na Copa Libertadores
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:22 por vbm

» Moderação e Censura
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeTer Fev 04 2014, 10:03 por vbm

» REATIVAMENTO DA COLUNA
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeSex Jan 17 2014, 10:12 por gbarata

» IMBROGLIO E SURREALISMO - ESSE É O FUTEBOL BRASILEIRO
Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo I_icon_minitimeSex Dez 13 2013, 20:40 por lscunha


Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo

Ir para baixo

Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo Empty Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo

Mensagem por vbm Qua Out 07 2009, 15:36

Campeão europeu no Napoli, Alemão agradece ao Botafogo

Atualmente técnico, ex-volante relembra com carinho a passagem pelo Alvinegro e nega falha em gol que eliminou Brasil da Copa de 90

Em 1985, os gols de Botafogo 3x1 Vasco, pela Taça de Ouro



O ex-volante Alemão jogou ao lado de Maradona e Careca na época mais vitoriosa do Napoli. Conquistou um Campeonato Italiano, uma Supercopa Italiana e uma Copa da Uefa, único título europeu da história do clube. Mesmo assim, não é dessa época da carreira que o ex-jogador guarda melhor recordação. Apesar de não ter obtido nenhuma conquista pelo time, ele tem um carinho especial pelo Botafogo.

- Não é o Alemão do Napoli. Eu acho que é o Alemão do Botafogo. Foi um momento muito importante da minha carreira. Foi uma experiência muito boa. Foi o que me capacitou para ir para a Europa e para a seleção – disse Alemão ao GLOBOESPORTE.COM.

O ex-volante defendeu o Botafogo de 1980 a 1987, época em que o clube alvinegro viveu um período de jejum de títulos. Alemão garante que não ficou nenhuma tristeza de sua passagem pelo time.

- A conquista está no seu trabalho, na resposta daquilo que você faz. Independentemente de ter alcançado o título ou não, a resposta da torcida era positiva e me levou para a seleção. Eu me entregava ao Botafogo e eles me incentivavam.

Do Botafogo, o jogador foi para o Atlético de Madri, onde ficou pouco tempo antes de se transferir para o Napoli, em 88. No clube, foram três títulos em quatro anos. Mais dois anos na Itália, no Atalanta, antes de voltar ao Brasil para defender o São Paulo de 94 a 96 e encerrar a carreira no Volta Redonda.

Na seleção brasileira, Alemão disputou 40 partidas, marcou seis gols e disputou duas Copas do Mundo – 86 e 90.

- A Copa de 86 foi especial. Foi a seguinte da Copa de 82, considerada uma das melhores seleções de todos os tempos, apesar de não ter vencido. Em 86, ainda tinha muitos jogadores daquela seleção. Não ganhamos por um detalhe. Chegamos às oitavas, mas perdemos nos pênaltis para a França. Já em 90, foi uma Copa conturbada, cheia de problemas. Foi uma Copa difícil de ser disputada.

Conturbada é pouco para explicar o que foi a Copa de 90 para Alemão. O volante foi apontado como um dos principais responsáveis pela derrota para a Argentina por 1 a 0, que causou a eliminação do Brasil nas oitavas de final. O jogador foi driblado por Maradona no início do lance que resultou no gol de Caniggia. Depois, foi acusado de ter aliviado para o companheiro de Napoli.

- A minha consciência é extremamente tranquila com relação ao lance. Quem fez o primeiro comentário sobre isso não viu o jogo, não viu o lance. O lance com o Maradona foi depois do meio-campo. Havia seis jogadores depois de mim. O comentário não me magoou nem um pouco. O que importa é estar com a consciência tranquila. Defender a seleção vai muito além disso. É um sacrifício muito maior do que um comentário de um jornalista mal intencionado. São meses de esforço, de dedicação nos treinamentos – afirmou.

Depois que se aposentou, Alemão foi empresário de jogadores, gerente de futebol do Tupi-MG e agora é técnico. Comandou o América-MG até setembro de 2008. Desempregado desde então, fez estágios nos italianos Napoli e Reggina.

- Eu procuro pegar as coisas boas de cada treinador para colocar na prática de cada dia. Eu trabalhei com Telê, Parreira, vejo o trabalho de outros. Aquilo que presenciei e acho que é ruim, eu descarto. Mas gosto da disciplina do Telê, da disciplina tática do Parreira, da objetividade do Vanderlei, da seriedade do Felipão. Tem que pegar as coisas boas e ir somando. Sou um treinador que busca um relacionamento correto. Tem que fazer as coisas corretamente, se cuidar, como fiz quando era jogador – explicou.

Alemão aprova o trabalho de dois ex-companheiros que seguiram o mesmo caminho e atualmente encaram grandes desafios. Ele é só elogios a Dunga e Maradona, que comandam as seleções de seus países.

- Eu acho que o Dunga tem feito muito bem para seleção. Ele tem dado algo novo, mais próximo. Coisas que só um ex-jogador pode dar. Ele tem falado uma língua mais próxima dos jogadores, o que tem facilitado muito. Acho que o sucesso está aí. Não existe conversinha ou outro relacionamento que o jogador não entenda.

Sobre a seleção argentina, a visão do ex-jogador é ainda mais surpreendente. Para ele, por causa das dificuldades, Maradona e a equipe estão amadurecendo mais rápido e, se chegarem à Copa, estarão fortalecidos. Ao ponto de serem considerados favoritos.

- Ele pegou uma seleção diferente da do Dunga. O Brasil vem ganhando muitos títulos nos últimos anos, mas a Argentina não. Independentemente de ter grandes jogadores, a pressão é muito grande. E o time ainda se encontra um momento difícil. Por outro lado, acho que ele vai amadurecer mais rápido. Eu vejo como muito perigoso esse momento da Argentina porque ela está superando dificuldades e vai amadurecer para chegar na Copa do Mundo com muita força. Acho que se conseguir a classificação, é favorita ao título.
vbm
vbm
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2602
Data de inscrição : 27/03/2009
Localização : Nem mesmo eu sei

http://www.biostery.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos