Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» BOTAFOGO SEEDORFIOU
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:57 por foginho

» O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:49 por foginho

» REPÚBLICA DOS COMPLEXADOS – A RESPOSTA UMA COLUNA UM POUCO MAIS LONGA...MAS NECESSÁRIA.
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:37 por foginho

» BAHIA E SEEDORF
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeSeg Set 29 2014, 10:10 por Fantasma Scarlatta

» Botafogo com time reserva goleia fluminese
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeDom Fev 23 2014, 18:51 por vbm

»  Botafogo vence o time do papa Francisco
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeQua Fev 12 2014, 08:02 por vbm

» Em mais uma reviravolta, Zeballos vem ao Rio para assinar com o Botafogo
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeSeg Fev 10 2014, 16:09 por vbm

» Gerson tira camisa durante transmissão e se emociona com o Botafogo
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:45 por vbm

» Botafogo goleia e garante vaga na Copa Libertadores
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:22 por vbm

» Moderação e Censura
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeTer Fev 04 2014, 10:03 por vbm

» REATIVAMENTO DA COLUNA
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeSex Jan 17 2014, 10:12 por gbarata

» IMBROGLIO E SURREALISMO - ESSE É O FUTEBOL BRASILEIRO
Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo I_icon_minitimeSex Dez 13 2013, 20:40 por lscunha


Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo

3 participantes

Ir para baixo

Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo Empty Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo

Mensagem por vbm Sáb maio 02 2009, 13:02

Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo

Maior ídolo vivo da história do Botafogo vai acompanhar a final em quarto decorado em preto e branco. E envia mensagem aos jogadores da equipe



Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo 020623058ex00

O Botafogo terá um torcedor muito especial na decisão do Campeonato Carioca-2009, contra o Flamengo, neste domingo. Um alvinegro que dedicou pelo menos 17 anos de sua vida defendendo o preto e o branco do time de General Severiano. Maior ídolo vivo da história do clube, Nilton Santos, que completa 84 anos no próximo dia 16, vai acompanhar a partida na televisão instalada em seu quarto em uma clínica na Zona Sul do Rio, onde vive desde 2007, tratando-se do Mal de Alzheimer. A lenda do futebol confia na vitória do time do coração.

- Acho que dá para ganhar porque o time vem crescendo. Já no meio da luta. Isso dá moral para o jogador, mais confiança. Tenho esperança - afirmou.

E deixa uma mensagem para os jogadores que vão enfrentar o Flamengo no Maracanã.

- Quem tenham a sorte que eu tive. Ganhava sempre (do Flamengo).

Nilton Santos recebeu na última terça-feira a visita do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção. Que prometeu levar a taça de campeão carioca para o ídolo no próximo encontro.

- Primeira vez que eu vou pegar em uma taça - brincou o bicampeão mundial com a seleção em 58 e 62, vestindo a camisa do clube que defendeu em mais de 700 jogos de 1948 a 64.

- Já me acostumei com essa camisa – disse sobre um dos dois uniformes que vestiu na longa carreira. O outro foi o do Brasil, que utilizou em 75 partidas oficiais e em quatro Copas do Mundo (50 a 62).

Uma das consequências do Mal de Alzheimer, doença degenerativa que afeta o cérebro, é reduzir progressivamente a memória. Com a idade avançada, Nilton Santos sente os efeitos da doença. Mas não se esquece de momentos marcantes de sua carreira. Ao ver a foto do time campeão carioca de 1948, apresentada a ele pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o bicampeão mundial revela surpresa e passa a dizer os nomes dos companheiros com quais conquistou o primeiro de seus quatro títulos estaduais pelo Botafogo. E cita o placar da vitória sobre o favorito Vasco, base da seleção de 50, na decisão em General Severiano.

- Foi 3 a 1.

Diante da imagem do time campeão carioca em 1957, quando jogou ao lado do grande amigo Garrincha, comenta a goleada de 6 a 2 sobre o Fluminense, até hoje o maior placar de uma final no Rio.

- Geralmente em decisão é 1 a 0, 2 a 1, 3 a 2. Nunca é goleada.

A memória também não falha diante de fotos do time campeão mundial na Suécia em 1958. O camisa 12 do Brasil naquele Mundial escala o time que disputou a final.

- Recordar é viver - resumiu.

O lema se aplica perfeitamente ao senhor de cabelos brancos. Falar de futebol ajuda a "Enciclopédia do Futebol" a seguir em frente. Companheira há 40 anos do melhor lateral-esquerdo de todos os tempos, Dona Maria Célia sabe da importância do futebol para o marido.

- Quando se fala de futebol, ele fica satisfeito, alegre. Toda vez que se volta ao assunto futebol, ele fica muito bem. É o habitat dele. Ele assiste às partidas do Botafogo, diz "boa" para as jogadas que gosta e fica feliz com as vitórias do clube.

No café da clínica, onde tem sua mesa preferida, Nilton Santos também mostra alegria ao ver, pela internet, entrevistas e depoimentos dos muitos amigos que fez no esporte.

Consciente desses benefícios para a saúde do companheiro, Célia decorou o quarto do craque na clínica com vários itens ligados à carreira do ex-jogador, criando um ambiente familiar.

- Nos preocupamos em montar um espacinho parecido com a casa dele. Para ele ter uma referência. E as referências dele são futebol, Botafogo, seleção brasileira - disse Célia, acrescentando que Nilton fica muito feliz quando recebe visitas de jogadores e ex-atletas.


Veja a galeria de fotos com peças que decoram o quarto de Nilton Santos

A decoração tem o Botafogo como motivo principal. O clube está na colcha com a Estrela Solitária que cobre o sofá, almofada no formato da camisa alvinegra, faixas de campeão da Taça Rio (2006/2007) e da Taça Guanabara de 2008 e quadros com formações do clube que contaram com o talento do lateral, nome presente em várias listas dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos. E logo na entrada do quarto, o visitante já sabe qual o time do morador. Em uma placa de madeira, entalhada pelo próprio Nilton Santos, está escrito: "Seja bem-vindo. Mas não fale mal do Botafogo".

- A escova de dente é do Botafogo. A pasta de dente é do Botafogo - disse Célia.

No quarto, há espaço também para homenagens ao craque (placas, medalhas, troféus), fotos com amigos como Zagallo e João Havelange e livros com o tema futebol. Como a autobiografia “Minha bola, minha vida”, publicada por Nilton Santos em 1998.

Na tarde deste domingo, o eterno ídolo estará diante da TV assistindo ao seu querido Botafogo. E terá ao lado, além de Maria Célia, mais uma "torcedora" do Botafogo. A enfermeira Marly dos Reis Santos, que o acompanha desde a chegada à clínica. E o apoio ao Alvinegro será uma homenagem ao craque.

- Sou Flamengo. Mas pulei para o lado de lá por causa dele – disse Marly.

Uma deferência especial ao eterno craque.

Fonte: globo.com
vbm
vbm
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2602
Data de inscrição : 27/03/2009
Localização : Nem mesmo eu sei

http://www.biostery.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo Empty Re: Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo

Mensagem por oliverleila Sáb maio 02 2009, 14:41

Vi essa matéria!
Confesso que meus olhos chegaram a lacrimejar, tamanho o orgulho que sinto em tê-lo como alvinegro, tanto pela forma como sempre demonstrou amor e respeito pelo Botafogo FR, dentro de campo, como um grande jogador, ou como um torcedor apaixonado pelo Fogão.
Que o Botafogo tenha sempre sabedoria para homenageá-lo com todas as honras que ele merece!

Abs.

Botafogo sempre!
oliverleila
oliverleila

Número de Mensagens : 168
Data de inscrição : 14/04/2009
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo Empty Re: Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo

Mensagem por vbm Sáb maio 02 2009, 18:24

Ele dedicou toda sua vida ao Botafogo, e dedicação assim, merece reconhecimento por parte de todos nós botafoguenses.
vbm
vbm
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2602
Data de inscrição : 27/03/2009
Localização : Nem mesmo eu sei

http://www.biostery.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo Empty Re: Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo

Mensagem por Ticiana Senra Dom maio 03 2009, 10:16

Matéria sensacional!!
É de arrepiar, grande Nilton, mestre dos mestres!!
Beijos em PRETO E BRANCO
Ticiana Senra
Ticiana Senra

Número de Mensagens : 424
Data de inscrição : 01/04/2009
Idade : 47
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo Empty Re: Nilton Santos na torcida pela sua eterna paixão alvinegra no domingo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos