Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» BOTAFOGO SEEDORFIOU
MONTANHISMO I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:57 por foginho

» O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)
MONTANHISMO I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:49 por foginho

» REPÚBLICA DOS COMPLEXADOS – A RESPOSTA UMA COLUNA UM POUCO MAIS LONGA...MAS NECESSÁRIA.
MONTANHISMO I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:37 por foginho

» BAHIA E SEEDORF
MONTANHISMO I_icon_minitimeSeg Set 29 2014, 10:10 por Fantasma Scarlatta

» Botafogo com time reserva goleia fluminese
MONTANHISMO I_icon_minitimeDom Fev 23 2014, 18:51 por vbm

»  Botafogo vence o time do papa Francisco
MONTANHISMO I_icon_minitimeQua Fev 12 2014, 08:02 por vbm

» Em mais uma reviravolta, Zeballos vem ao Rio para assinar com o Botafogo
MONTANHISMO I_icon_minitimeSeg Fev 10 2014, 16:09 por vbm

» Gerson tira camisa durante transmissão e se emociona com o Botafogo
MONTANHISMO I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:45 por vbm

» Botafogo goleia e garante vaga na Copa Libertadores
MONTANHISMO I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:22 por vbm

» Moderação e Censura
MONTANHISMO I_icon_minitimeTer Fev 04 2014, 10:03 por vbm

» REATIVAMENTO DA COLUNA
MONTANHISMO I_icon_minitimeSex Jan 17 2014, 10:12 por gbarata

» IMBROGLIO E SURREALISMO - ESSE É O FUTEBOL BRASILEIRO
MONTANHISMO I_icon_minitimeSex Dez 13 2013, 20:40 por lscunha


MONTANHISMO

2 participantes

Ir para baixo

MONTANHISMO Empty MONTANHISMO

Mensagem por marcelodoctor Sáb Nov 21 2009, 22:22

Devido o grande interesse por atividades ligadas à natureza, vem crescendo em nosso meio. Alguns esportes como esqui, e snowboarding, exigem curto període de exposição em altitudes acima de 2500m. Já atividades como trekking e a escalada em montanha são realizadas em altitudes entre 5000m e 6000m . Quando a exposição aguda ocorre, não há indícios de que a alimentação aumentada possa reverter esse quadro. Aumento da ingestão de líquidos já é recomendada.

Quando o período de permanência em altitudes elevadas for maior que uma semana, várias mudanças fisiológicas ocorrem no organismo e podem afetar profundamente os requerimentos nutricionais de atletas.

O corpo humano, assim como todo o organismo vivo, está sempre se ajustando, visando sustentar sua saúde e capacidade de desempenho para a vida útil. Ao se exporem a um ambiente hostil, os seres humanos apresentam alterações fisiológicas agudas e crônicas. Elas envolvem vários sistemas orgânicos, porém o Sistema Nervoso Central e os chamados hormônios do estresse (epinefrina, noraepinefrina e cortisol) exercem papel de fundamental importância.

No momento em que se decide tentar uma subida a altitudes extremas, são acrescentados alguns pontos à carga estressante diária, pois a escalada impõe um acréscimo de estresse físico. Fora o estresse provocado pela demanda, ocorre forte pressão por conta de resultados precoces, devido a pressão natural exigida pelos patrocinadores. Indiscutivelmente, qualquer desgaste excessivo se reflete no desempenho cotidiano e alguns sintomas poderão ser observados, como falta de apetite, perda rápida de peso, depressão,lesões ou dores crônicas nos músculos ou articulares. Aumento da frequencia cardíaca de repouso,a lterações digestivas, irritabilidade, hipertensão, redução da capacidade de concentração, cansaço frequente, angústia e outros tantos sinais e sintomas.

O objetivo da respiração pulmonar é levar o oxigênio do ar ao sangue e extrair deste o dióxido de carbono. Essa troca é feita nas paredes de milhares de pequenos alvéolos existentes nos pulmões.
O sangue executa um excelente trabalho de transporte graças ao glóbulos vermelhos, que normalmente transportam cerca de 01 litro de oxigênio em cada 05 litros de sangue.

Ao nível do mar, em uma pressão de 10/5 Pa, o oxigênio constiuindo 21% do ar é portanto, responsável por 21% da pressão total. Essa pressão do oxigênio é a necessária nos pulmões para manter as células sanguíneas nolmalmente saturadas com 95% deste gás.

A 3 mil metros de altitude a pressão do oxigênio na atmosfera é bem menor e não é suficiente para fornecer um suprimento normal, mas ainda é o bastante para manter o sangue saturado em cerca de 90%. Essa discreta deficiência não traz grandes consequências. Aos 5400 metros a pressão do oxigênio no ar cai para metade da encontrada ao nível do mar, não sendo suficiente para manter os processos mentais funcionando adequadamente, pois nessa altitude, a saturação do oxigênio dos glóbulos vermelhos cai para 70% dos valores originais. Outro fator complicador, é a redução das quantidades de globulos vermelhors que prejudica o transorte de oxigênio. Esse fenômeno é conhecido como hipóxia anêmica.

Se a circulação do sangue tornar-s mais lenta ou interrompida, devido a alguma força obstrutiva, o oxigênio não será conduzido para seu destino nos tecidos com a rapidez necessária, isto é, denominada hipoxia estagnante.

Também, há o caso em que o monóxido de carbono dos gases de exaustão, podem preencher o espaço normalmente ocupado pelo oxigênio nas hemácias. O monóxido de carbono é particularmente perigoso, pois os globulos vermelhors são 200 vezes mais ávidos por ele do que pelo oxigênio. é um clássico problema de hipóxia histotóxica.

Em geral, o montanhista deve lembrar-se de que, sem proteção, quanto maior a altitude, menor a pressão total do ar inspirado. Quanto menor a pressão, menor a quantidade de oxigênio no sangue. Quanto menor a quantideade de oxigênio, no sangue, piores são os efeitos sobre o organismo. Quando se estiver atuando em grandes altitudes, pode se perder a capacidade do julgamento necessário à sobrevivência.

Os sintomas decorrentes da exposição à altitude dependem da mesma e do tempo de exposição, embora possam variar de acordo com adaptação do indivíduo e se houver ou não periodo de aclimatação.

O problema enfrentado durante expedições em alta montanha caracteriza-se por uma falta de ar (hipoxia), que se instala lenta e gradativamente, sendo conhecida como hipoxia crônica induzida pela altitude. E essa, é a situação sobre a qual concentra-se a atenção.

Como o assunto é muito grande, vou nas próximas colunas falando um pouco mais dos aspectos fisiológicos e no decorrer, comentando estratégias nutricionais para os praticantes de atividades em alta montanha.

Um abraço com muita saúde.
Marcelo Andrade
CRN 1 1483.
marcelodoctor
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 59
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

MONTANHISMO Empty Re: MONTANHISMO

Mensagem por dnl194 Dom Nov 22 2009, 10:09

Quando eu tiver uns 20 e poucos anos, eu vou escalar o Monte Everest.

dnl194

Número de Mensagens : 1085
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos