Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos

COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por marcelodoctor em Seg Fev 01 2010, 22:04

Olá amigos, essa semana li um artigo falando sobre o tratamento do excesso de colesterol. Na farmacologia o que se vê, é que se tem produzido em larga escala medicamentos para esse desvio. Drogas de ação comprovada na redução dos níveis principalmente de LDL, que é uma lipoproteína de baixa densidade. Algumas drogas agem em sinergia para elevar os níveis de colesterol HDL, conhecido com "colesterol bom",

Em 2009 foi estudada nova droga, conhecida como ITX5061, capaz de elevar as concentrações de HDL e apoA-1, através da ação inibitória do SR-B1. O SR-B1 é um receptor de remoção hepático para retirada de HDL da circulação. Logo, inibindo SR-B1, mais HDL circulante, maior é o fator preventivo para o organismo.

Se formos olhar pelo foco nutricional, a uva tinta, com seus compostos fenólicos, realiza-se como fator protetor cardiovascular.

Em relação ao índice glicêmico, a uva apresenta-o em 46 IG, considerado um IG moderado. Só para comparar, a banana, a manga, a beterraba, a cenoura e o abacaxi tem o IG mais elevado que o IG da uva. Em minha opinião a chave para uma vida mais saudável, nutricionalmente falando, é ingerirmos basicamente alimentos de baixo e moderado indice glicêmico. O pancrêas agradece.

A uva tinta é rica em resveratrol, um polifenol antocianinico encontrado nas sementes, nas películas e no vinho tinto. O s vinhos tintos que apresentam as maiores concentrações de Trans-resveratrol (mg/dl) são os das uvas Sangiovese, Merlot, Tannat, Pinot Noir e Cabernet. Os vinhos brasileiros apresentam grandes concentrações deste polifenol, perdendo principalmente para os franceses. Neste aspecto, os vinhos brasileiros batem os californianos, os portugueses , os gregos e os italianos.

O resveratrol pode ser ingerido em cápsulas, comercializadas em farmácias. A dosagem costumeira é de 100mg, por dia.

Abraços

Marcelo Andrade
CRN1 1483.
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Fev 02 2010, 08:12

Caro marcelodoctor

Muito importante suas informações Question Exclamation

O colesterol é essencial no corpo visto que tem funções importantes: Principalmente ajuda a criar células e as reparar. Também produz hormônios como estrogênios e a testosterona. Além disso, se converte em ácidos biliares para ajudar na digestão dos alimentos. Encontra-se em grandes quantidades no cérebro e na malha nervosa. O fígado produz suficiente colesterol para satisfazer as funções do corpo.

Há dois aspectos a considerar, primeiro é a importância que tem nestes processos e o outro, muito diferente, a elevação dos níveis de colesterol no sangue acima dos considerados adequados, o que pode ocasionar importantes problemas de saúde, já que este nível excessivo de colesterol está diretamente relacionado com a aterosclerose.

Os riscos começam quando a ingestão alimentar excede os requerimentos do corpo. O colesterol se obtém de fontes animais como: carne, fígado, rim, ovos e lácteos.

O colesterol não esta presente em fontes vegetais como frutas e verduras, e tampouco pode o colesterol fluir livremente no sangue, mas sim se transporta em lipoproteínas. Estas são células que contêm triglicérides e colesterol no centro, e estão rodeadas de fosfolipídios e proteínas hidrossolúveis. Isto permite aos lipídios mover-se no sangue. As 4 lipoproteínas diferem uma da outra em seu conteúdo de proteína, triglicérides e colesterol. Duas destas, a HDL e LDL, são as mais familiares para as pessoas que estão cientes de sua saúde do coração e casos sangüíneos.

O colesterol HDL é chamado de colesterol bom, porque sua alta concentração no sangue está associada com o baixo risco de um ataque do coração. O HDL contém mais proteínas que triglicérides e colesterol, e ajuda a tirar o colesterol das paredes arteriais. Também leva o colesterol das células ao fígado, para ser reusado, para ser convertido em ácidos biliares ou para ser descartado.

O colesterol LDL é chamado de colesterol ruim, porque esta associada com um alto risco de enfermidades do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes arteriais e começa o que se conhece como aterosclerose, ou o endurecimento das artérias. Outros fatores de risco são o histórico familiar de enfermidade, a idade, fumar, hipertensão e diabetes mellitus.

As pessoas mais suscetíveis a riscos relacionados a altos níveis de colesterol são aquelas com: pressão alta, obesidade, diabetes, vida sedentária entre outros.

Parâmetros de Colesterol no sangue.

Desejável Limite de Precaução
Colesterol total – 200 200-240 + 240
Colesterol HDL + 45 35-45 – 35
Colesterol LDL – 130 130-160 + 160

Algumas recomendações nutricionais incluem:

- Procurar uma dieta balanceada
- Começar um programa de exercício
- Não comer mais de 3 porções de carne magra por semana
- Tirar a graxa dos alimentos antes de cozinhar, como carne e frango
- Comer porções de peixe e evitar camarões.
- Tomar lácteos desnatados e baixos em graxa
- Não exceder a ingestão diária de graxa de 30%, e 10% de graxa saturada
- Apoiar-se com suplementos alimentares para melhorar a dieta

Controlando o Colesterol

O exercício e a atividade física diária podem ajudar a reduzir o nível do LDL, mas também ajuda a aumentar os níveis do HDL.

O estresse esta diretamente relacionado com níveis de colesterol. Estudos também revelam que as pessoas ingerem alimentos altos em graxas quando se encontram sob estresse, causando riscos por altos níveis de colesterol.

Uma dieta baixa em graxa saturada e colesterol ajuda as pessoas com problemas de saúde originados pelo alto colesterol.

Os hábitos alimentares são chave na redução do alto colesterol. Embora em alguns casos, isto provoque dietas muito restritivas, na realidade na maioria, simplesmente se requer um enfoque prudente quanto à quantidade de graxa que se ingere.

Quando um paciente se encontra em um nível elevado de colesterol, recomenda-se a fase 1 do programa recomendado pela AHA. Neste programa se permite ingerir de 8-10% das calorias diárias, em graxa saturada; o 30% do total de calorias em graxas e menos de 300mg de colesterol ao dia.

Se esta fase não for bem-sucedida, a seguinte limita o consumo de graxa saturada aos 7%, e colesterol não maior que 200mg. Esta fase é para pessoas com enfermidades do coração.

Quais suplementos alimentares podem ajudar a tratar os problemas de colesterol?

A única vitamina que provou ser efetiva em diminuir os níveis de colesterol é a niacina. Também se conhece como Vitamina B3 ou Vitamina H.

Não somente reduz os níveis de colesterol, mas é efetiva em aumentar os níveis da lipoproteína (HDL) no sangue.

É crítico, entretanto, reconhecer que a quantidade de niacina requerida para obter estes benefícios supera 100 vezes o RDA desta vitamina.

O consumo de altos níveis de niacina deve ser sob supervisão médica, por seus potenciais efeitos secundários, como: problemas de fígado e aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Por outro lado, alguns estudos revelaram que o uso de antioxidantes podem ser eficazes em reduzir os níveis de colesterol no corpo. Tal é o caso da Vitamina E. Embora não seja completamente provado, estudos iniciais determinam que os antioxidantes ajudam a eliminar o colesterol no sangue.

Por outro lado, as pessoas com propensão ou problemas de Colesterol devem contar com uma dieta adequada e, além disso, contar com a supervisão de um médico. Twisted Evil Twisted Evil
avatar
G .C. "Chacon"

Número de Mensagens : 3463
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 65
Localização : Manaus/AM

Ver perfil do usuário http://chacongeraldo@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Fev 02 2010, 08:13

Chá Verde

O Chá Verde é uma rica fonte de antioxidantes naturais. Os antioxidantes são substâncias químicas que neutralizam os radicais livres de oxigênio que são os responsáveis por causar danos celulares que se associam com muitas patologias e com a aparição de tumores cancerígenos.

Comprovou-se por meio de diversos estudos científicos que os potentes antioxidantes do chá verde podem diminuir os níveis de colesterol LDL (mau) e de triglicérides que produzem arterioscleroses. Também parecem que ajuda a diminuir a pressão sangüínea já que lhe dá elasticidade das artérias. Por esta razão o consumo de chá verde se associa com uma melhor saúde cardiovascular e um menor risco de morte por enfarte.

Também, a capacidade do chá verde para prevenir o câncer está tão estabelecida, que os estudos atuais estão provando-o como possível terapia potencial contra o câncer. (para prevenção e tratamento do câncer)

Entre outras coisas, relaciona-se o consumo de chá verde para combater alergias e se acredita que tem uma ação bactericida que ajuda a ter uma boa saúde dental.

Vinho

Numerosos estudos indicaram que as pessoas que consomem quantidades moderadas de vinho, apresentam uma incidência inferior de enfermidades cardiovasculares. Geralmente os resultados sugerem uma diminuição de 30% a 40% no risco de sofrer estas enfermidades.

O vinho é um potente antioxidante que atua contra os radicais livres que favorecem o envelhecimento prematuro das malhas, a aparição de lesões nos copos sangüíneos e a aparição de certos tipos de câncer. Esta ação preventiva antioxidante é fundamental, e em princípio, mais poderosa que as produzidas pelas vitaminas C e E.

Recentes estudos relacionaram os antioxidantes do vinho com a prevenção do envelhecimento prematuro de células da memória, o qual aponta a um efeito preventivo contra o mal do Alzheimer. confused
avatar
G .C. "Chacon"

Número de Mensagens : 3463
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 65
Localização : Manaus/AM

Ver perfil do usuário http://chacongeraldo@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Fev 02 2010, 08:19

E mais....

Todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes: incluamos em nossa dieta habitual os alimentos que os contenham e vivamos mais plenamente.

O envelhecimento é um processo natural que todos os seres humanos experimentam, na realidade, envelhecemos todos os dias, o importante aqui, é saber envelhecer saudavelmente, evitando ter enfermidades graves no futuro e nos dando assim a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida desfrutando das coisas que sempre gostamos de fazer e na companhia de quem amamos.

Se falarmos de oxidação (envelhecimento) temos que falar de quais coisas podem nos fazer retardar esse envelhecimento, e aqui entram os “antioxidantes”, que são substâncias que atuam diretamente em nosso organismo como uma espécie de defesa frente a agentes externos (stress, ambiente poluído, exercício físico extremo, etc.) e interno (células cancerígenas, etc.), fazendo retardar o processo e inclusive, em alguns casos, revertendo-o.

MAS, QUAIS SÃO OS ANTIOXIDANTES?

Cinco são os nutrientes antioxidantes básicos que permitem frear o envelhecimento, eles são:

VITAMINA A

É o beta caroteno (pró-vitamina A), que destrói os radicais livres gerados no oxigenio. O encontramos na cenoura, espinafre, tomate, alface, laranja e melão.

VITAMINA E

Denominada a “vitamina da juventude”, protege da oxidação que levam aos radicais livres. Esta vitamina só se absorve em graxa, portanto seu excesso poderia causar toxicidade, por exemplo, nas pessoas que se suplementam com cápsulas de vitamina E de 1000 UI, quando o recomendável em caso de suplementação o ideal é que seja máximo de 400UI.

VITAMINA C

Impede a síntese de substâncias cancerígenas chamadas nitrosaminas, agentes cancerígenos que geram radicais livres e que os encontramos nas carnes que são cozidas na grelha ou a carvão. Esta vitamina encontramos em todos os cítricos além do mamão, kiwi, repolho, brócolis, etc.

SELENIO

O Encontramos em lácteos (preferivelmente desnatados), legumes verdes e amêndoas.

ZINCO

O encontramos em produtos lácteos, pescado, trigo germinado e levedura.
Assim, tratemos de levar uma vida mais saudável, nos protejamos contra os radicais livres, lembre que todos os dias liberamos uma batalha interior, todos os dias geramos radicais livres, e contra eles estão os antioxidantes, incluamos em nossas dieta habitual os alimentos que o contenham e vivamos mais plenamente.
Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
avatar
G .C. "Chacon"

Número de Mensagens : 3463
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 65
Localização : Manaus/AM

Ver perfil do usuário http://chacongeraldo@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Fev 02 2010, 08:27

Cuidado com o I love you


A aterosclerose coronariana se desenvolve gradualmente, em virtude de depósitos de gordura, colesterol, cálcio, colágeno e outros materiais que vão se depositando sobre a parede das artérias, restrigindo o fluxo sangüíneo. Às vezes uma fissura, laceração ou ruptura de uma placa permite que o sangue penetre em seu interior, formando um coágulo que pode crescer, se desprender e ocluir a artéria, ocasionando um infarto; a trombose produzida por uma placa é o principal responsável pelos eventos cardiovasculares súbitos ou agudos.[1][3]

A camada interna da artéria coronária (denominada íntima) é crucial para a formação das placas de ateroma. Ela é protegida por uma fina camada de tecido fibroso, o endotélio. Quando o endotélio é lesado ocorre uma proliferação de células musculares lisas do interior das artérias para cobrir a lesão. Essas células, ao entrarem em contato com o colesterol proveniente do LDL, podem iniciar uma reação inflamatória e formação de estrias gordurosas ou placas[4]. Essa formação é devido a uma reação em cadeia: O LDL é oxidado pelas quatro principais células presentes na lesão aterosclerótica: Macrófagos, linfócitos, células endoteliais e células musculares lisas. Depois de oxidado o LDL e captado avidamente pelos macrófagos. Como o LDL oxidado é tóxico para os macrófagos acaba provocando a morte das células, com perpetuação dos mecanismos inflamatórios, imunológicos e, conseqüentemente, progressão da lesão vascular.[7]
affraid
avatar
G .C. "Chacon"

Número de Mensagens : 3463
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 65
Localização : Manaus/AM

Ver perfil do usuário http://chacongeraldo@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por jawerneck em Sex Fev 19 2010, 18:06

Gosto de leituras relacionadas à educação, em qualquer campo das ciências conhecidas, pois nos fazem melhor conhecer o mundo em que vivemos e seus componentes. Das leituras mais importantes estão aquelas que ajudam a conhecer o nosso corpo, a máquina mais perfeita desse mundo, e a saber viver. Toda máquina precisa da melhor manutenção possível para sua operabilidade e durabilidade. Daí a importância da Nutrição para o ser humano. É crucial. Não sou médico e agradeço, imensamente, essas aulas gratuitas de nutrição/medicina oferecidas pelo Dr Marcelo e pelo Geraldo Chacon, que não sei se também médico. O tópico Nutrição Esportiva do Dr Marcelo é de extrema valia social. Os Botafoguenses desse Forum foram presenteados.

jawerneck

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/12/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por marcelodoctor em Sex Fev 19 2010, 18:36

Olá JWerneck, seja muito bem vindo. Obrigado pelas palavras. Conte sempre comigo aqui neste espaço e apareça sempre que quiser. Vc é de onde? Rio?

Um forte abraço
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por jawerneck em Seg Mar 29 2010, 12:07

Desculpe a demora pela resposta. Estive viajando. O elogio é uma obrigação à quem faz bem à sociedade. Sou do Rio de Janeiro. Ex-atleta universitário e amador de futebol e atletismo pelo Botafogo, Vasco e Fluminense há muitos anos atrás - 1967 à 1975; na época, infestado de radicias livres por excesso de esforço físico. Um de meus oponentes foi o Carlos Alberto Lanceta. Voçe deve ter ouvido falar. Bons tempos. Daqueles anos vem o respeito aos profissionais de nutrição. Foi uma honra receber seu e-mail. Um abraço e saúde

jawerneck

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/12/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por marcelodoctor em Seg Mar 29 2010, 16:17

Obrigado Jw, O PRAZER É TODO MEU.

Eu sopu carioca, formado pela UERJ, e hoje candango pelos ares de brasília.

CA Lanceta, um grande profissional, conhecedor profundo do ofício. Qualquer dúvida que eu puder lhe orientar, conte comigo sem problema algum.

Saúde, paz e prosperidade para vc e os seus.
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLESTEROL E DOENÇAS ARTERIAIS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum