Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos

O peso dos impostos no bolso do brasileiro

Ir em baixo

O peso dos impostos no bolso do brasileiro Empty O peso dos impostos no bolso do brasileiro

Mensagem por vbm Sex Jan 07 2011, 15:59

O peso dos impostos no bolso do brasileiro

O peso dos impostos no bolso do brasileiro Imposto4

Que as taxas de impostos cobradas no Brasil são altas todos sabemos. Mas que Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos, é no mínimo surpreendente. Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.

Um bom exemplo é quando pegamos os números. Enquanto o peso dos impostos no bolso do cidadão chegou, em 2008, a 34,41% no Brasil (nível recorde), no Japão ficou em 17,6%. A carga também foi menor, por exemplo, no México (20,4%), na Turquia (23,5%), nos Estados Unidos (26,9%), na Irlanda (28,3%), Suíça (29,4%), no Canadá (32,2%) e na Espanha (33%).

Depois do recorde de 2008, a crise econômica global levou a carga tributária brasileira a cair em 2009. Os impostos, contribuições e taxas cobrados no país passaram a tomar 33,58% na renda nacional. A queda foi a primeira desde 2006 e a maior desde o início do Plano Real, em 1994.

O recuo refletiu uma redução de 2,61% na arrecadação tributária em todos os níveis de governo e uma retração de 0,20% do PIB (Produto Interno Bruto).

Em nota, a Receita lembrou que no ano passado o governo adotou medidas de desoneração para estimular a economia em meio à crise global. Os impostos recolhidos pela União somaram 23,45% do PIB em 2009, enquanto os Estados responderam por 8,59% do PIB e os municípios, por 1,54%.

Mas não pensem que essa queda aliviou o nosso bolso! Mesmo com a diminuição, os brasileiros ainda precisam trabalhar quatro meses ou, mais seja, 123 dias para manter os gastos dos governos federal, estaduais e municipais.

Clique Aqui. e assista uma reportagem da Veja.com mostrando para os consumidores eles pagam de imposto na hora de encher o carrinho do supermercado.

Fonte: Revista Veja/ Folha de São Paulo

__________________________________________________
O peso dos impostos no bolso do brasileiro Botafogoemdebatemenor
"Great spirits have always encountered violent opposition from mediocre minds. The mediocre mind is incapable of understanding the man who refuses to bow blindly to conventional prejudices and chooses instead to express his opinions courageously and honestly."
Albert Einstein.
vbm
vbm
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2602
Data de inscrição : 27/03/2009
Localização : Nem mesmo eu sei

http://www.biostery.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum