Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos

O peso dos impostos no bolso do brasileiro

Ir para baixo

O peso dos impostos no bolso do brasileiro Empty O peso dos impostos no bolso do brasileiro

Mensagem por vbm Sex Jan 07 2011, 15:59

O peso dos impostos no bolso do brasileiro

O peso dos impostos no bolso do brasileiro Imposto4

Que as taxas de impostos cobradas no Brasil são altas todos sabemos. Mas que Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos, é no mínimo surpreendente. Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.

Um bom exemplo é quando pegamos os números. Enquanto o peso dos impostos no bolso do cidadão chegou, em 2008, a 34,41% no Brasil (nível recorde), no Japão ficou em 17,6%. A carga também foi menor, por exemplo, no México (20,4%), na Turquia (23,5%), nos Estados Unidos (26,9%), na Irlanda (28,3%), Suíça (29,4%), no Canadá (32,2%) e na Espanha (33%).

Depois do recorde de 2008, a crise econômica global levou a carga tributária brasileira a cair em 2009. Os impostos, contribuições e taxas cobrados no país passaram a tomar 33,58% na renda nacional. A queda foi a primeira desde 2006 e a maior desde o início do Plano Real, em 1994.

O recuo refletiu uma redução de 2,61% na arrecadação tributária em todos os níveis de governo e uma retração de 0,20% do PIB (Produto Interno Bruto).

Em nota, a Receita lembrou que no ano passado o governo adotou medidas de desoneração para estimular a economia em meio à crise global. Os impostos recolhidos pela União somaram 23,45% do PIB em 2009, enquanto os Estados responderam por 8,59% do PIB e os municípios, por 1,54%.

Mas não pensem que essa queda aliviou o nosso bolso! Mesmo com a diminuição, os brasileiros ainda precisam trabalhar quatro meses ou, mais seja, 123 dias para manter os gastos dos governos federal, estaduais e municipais.

Clique Aqui. e assista uma reportagem da Veja.com mostrando para os consumidores eles pagam de imposto na hora de encher o carrinho do supermercado.

Fonte: Revista Veja/ Folha de São Paulo
vbm
vbm
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2602
Data de inscrição : 27/03/2009
Localização : Nem mesmo eu sei

http://www.biostery.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos