Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» BOTAFOGO SEEDORFIOU
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:57 por foginho

» O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:49 por foginho

» REPÚBLICA DOS COMPLEXADOS – A RESPOSTA UMA COLUNA UM POUCO MAIS LONGA...MAS NECESSÁRIA.
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:37 por foginho

» BAHIA E SEEDORF
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeSeg Set 29 2014, 10:10 por Fantasma Scarlatta

» Botafogo com time reserva goleia fluminese
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeDom Fev 23 2014, 18:51 por vbm

»  Botafogo vence o time do papa Francisco
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeQua Fev 12 2014, 08:02 por vbm

» Em mais uma reviravolta, Zeballos vem ao Rio para assinar com o Botafogo
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeSeg Fev 10 2014, 16:09 por vbm

» Gerson tira camisa durante transmissão e se emociona com o Botafogo
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:45 por vbm

» Botafogo goleia e garante vaga na Copa Libertadores
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:22 por vbm

» Moderação e Censura
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeTer Fev 04 2014, 10:03 por vbm

» REATIVAMENTO DA COLUNA
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeSex Jan 17 2014, 10:12 por gbarata

» IMBROGLIO E SURREALISMO - ESSE É O FUTEBOL BRASILEIRO
GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 I_icon_minitimeSex Dez 13 2013, 20:40 por lscunha


GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

+17
Ticiana Senra
marcelodoctor
Pedro Pantanal
satu7
vbm
lscunha
lfcarneiro
andmarques
maurelio
FLAVIO SILVEIRA
Vandafogo
MANTO GLORIOSO
André Lira
Sonic
mamfogo
Alejandro
JIM
21 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Major Nelson Sex maio 29 2009, 18:56

Maurélio e demais,

O cara mal chegou e já está saindo?
Esta não é uma diretoria do Botafogo, isso é uma gerência de sauna...

Saudações Botafoguenses de Nelson Milesi
Evil or Very Mad
Major Nelson
Major Nelson

Número de Mensagens : 413
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por lscunha Sex maio 29 2009, 20:23

às vezes eu me censuro por achar que estou sendo mesquinho e parcial com o nosso "homem de campo".

nestas últimas partidas do botafogo, a única coisa que eu ví de boa, foram as atuações do eduardo na zaga esquerda.
hoje, lí no noticiário vespertino, que o botafogo entra amanhâ com o teco na zaga esquerda ( ? - não é canhoto) e o fato do mesmo jogar já é auspcioso, porem o eduardo no meio de campo, posição onde ele não se houve bem e já declarou sua preferência pela zaga.
por outro lado, o leandro guerreiro, que tambem já declarou que se sente bem como volante, é confirmado na zaga direita.
não seria mais natural a defesa com teco, juninho e eduardo.
o meio de campo com dois volantes, leandro guerreiro e batista (é canhoto) e na armação, lúcio flávio e na falta de um canhoto, utilizar o túlio souza, ou thiaguinho ou fahel ?
desconfio que a escalação teve como ponto de partida o fahel, que tem pouca mobilidade.

vamos ver no que vai dar, mas amanhã, alem de botafogo, estarei torcendo, em particular pelo teco, que acho muito bom zagueiro e no garoto laio.

saudações botafoguenses
lscunha
lscunha
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 3563
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 78
Localização : blumenau

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por andmarques Sex maio 29 2009, 21:58

Cunha

Também acho que o Ney Franco arma o time em função do Fahel. Só não entendo essa insistência com esse cara.

Enfim, amanhã estarei no Engenhão pra conferir.
andmarques
andmarques

Número de Mensagens : 1307
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por vbm Sáb maio 30 2009, 11:15

A "grande maioria" dos torcedores do Botafogo que são contra a contratação do Lucio Flavio (40 torcedores), compareceram ontem a General Severiano para protestar, mas gritaram ao vento, porque o treino foi transferido para o Engenhão.
vbm
vbm
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2602
Data de inscrição : 27/03/2009
Localização : Nem mesmo eu sei

http://www.biostery.com

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por JIM Sáb maio 30 2009, 12:46

MANTO ( EDUARDO ) GLORIOSO

UM GRANDE ABRAÇO PELO SEU ANIVERSÁRIO HOJE. QUE DEUS LHE DÊ TODA A FELICIDADE DO MUNDO JUNTO À SUA DIGNA FAMÍLIA.

UM BEIJO NO CORAÇÃO DE TODOS

JIM
JIM
JIM
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 3494
Data de inscrição : 28/03/2009
Idade : 80
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por marcelodoctor Sáb maio 30 2009, 12:48

Manto, FELIZ ANIVERSÁRIO
MUITA PAZ, AMOR E SUCESSO E SAÚDE É CLARO PARA VC E TODA SUA FAMILY.
VALEU
marcelodoctor
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 59
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por mamfogo Sáb maio 30 2009, 13:33

Feliz aniversário Manto
mamfogo
mamfogo
Chargista
Chargista

Número de Mensagens : 2925
Data de inscrição : 09/04/2009
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Vandafogo Sáb maio 30 2009, 13:59

Manto.
Muita felicidade e que o fogão te presentee com uma vitória. Parabéns!
Vandafogo
Vandafogo

Número de Mensagens : 3197
Data de inscrição : 01/04/2009
Idade : 65
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Ticiana Senra Sáb maio 30 2009, 14:01

Manto querido,
Parabéns, felicidades, saúde, paz, amor e sucesso!!
Continue sendo este cara SENSACIONAL!!
Beijos
Ticiana Senra
Ticiana Senra

Número de Mensagens : 424
Data de inscrição : 01/04/2009
Idade : 47
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Major Nelson Sáb maio 30 2009, 15:49

Junto-me às saudações e que o Botafogo te dê um bom presente...para nós também

Saudações
Nelson Milesi
Major Nelson
Major Nelson

Número de Mensagens : 413
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Morrinhos Fire Sáb maio 30 2009, 16:05

Manto Glorioso,
FELIZ ANIVERSARIO...
Parabens por esta data tão importante em sua vida, festejada com muita alegria, por vc, sua familia e amigos.
Eu e minha familia te desejamos muita paz, saude, alegria e realizaçoes, sempre.
Abraços fraternos; Gilmar pai, Gilmar filho e Marlubia.
Austin-TX(EUA), 30.05.2009 Very Happy Very Happy Very Happy
Morrinhos Fire
Morrinhos Fire

Número de Mensagens : 129
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 64
Localização : Morrinhos-GOIAS

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Morrinhos Fire Sáb maio 30 2009, 16:13

JIM,
O Garrincha foi o melhor dentro de cmapo e parece que botou p/quebrar tambem fora de campo. Grande Garrincha...nosso querido e inesquecivel genio.
Abraços e Saudaçoes Alvinegras
Morrinhos Fire
Morrinhos Fire

Número de Mensagens : 129
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 64
Localização : Morrinhos-GOIAS

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Morrinhos Fire Sáb maio 30 2009, 16:16

O Andre Silva fala em nova contratação, e anteriormente o Ney Panela Fraco disse que precisava de gente experiente p/ajudar a comandar o time. Acho que vão tentar contratar o Gilberto bundinha de pato, ex-Framerda, irmão do Nelio cara de cachorrro, tambem ex-Framerda.
Morrinhos Fire
Morrinhos Fire

Número de Mensagens : 129
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 64
Localização : Morrinhos-GOIAS

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por maurelio Sáb maio 30 2009, 16:47

Manto só me restou ser papagaio:
MANTO ( EDUARDO ) GLORIOSO

UM GRANDE ABRAÇO PELO SEU ANIVERSÁRIO HOJE. QUE DEUS LHE DÊ TODA A FELICIDADE DO MUNDO JUNTO À SUA DIGNA FAMÍLIA.

UM BEIJO NO CORAÇÃO DE TODOS ( melhor que isso beijunda)
Manto, FELIZ ANIVERSÁRIO
MUITA PAZ, AMOR E SUCESSO E SAÚDE É CLARO PARA VC E TODA SUA FAMILY.
VALEU
Feliz aniversário Manto
Manto.
Muita felicidade e que o fogão te presentee com uma vitória. Parabéns!

Manto querido,
Parabéns, felicidades, saúde, paz, amor e sucesso!!
Continue sendo este cara SENSACIONAL!!
Beijos
Junto-me às saudações e que o Botafogo te dê um bom presente...para nós também
Manto Glorioso,
FELIZ ANIVERSARIO...
Parabens por esta data tão importante em sua vida, festejada com muita alegria, por vc, sua familia e amigos.
Eu e minha familia te desejamos muita paz, saude, alegria e realizaçoes, sempre.
Valeu parceiro e tudo de bom pra você.
maurelio
maurelio

Número de Mensagens : 1308
Data de inscrição : 01/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Morrinhos Fire Sáb maio 30 2009, 18:53

Muita irresponsabilidade do tecnico, escalar um jogador totalmente fora de forma tecnica e fisica como o TECO.
Iniciei esse comentario tava 1 x 0, finalizei e eles marcaram o segundo gol.
Morrinhos Fire
Morrinhos Fire

Número de Mensagens : 129
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 64
Localização : Morrinhos-GOIAS

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Morrinhos Fire Sáb maio 30 2009, 18:56

Se a torcida quer cobrar alguma coisa, tem que cobrar do RENHA e do Montenegro, os verdadeiros Administradores do Botafogo. O Mauricio é apenas um coitado, um bode expiatorio que pegaram p/fazer o papel de presidente, um embaixador do Botafogo.
Morrinhos Fire
Morrinhos Fire

Número de Mensagens : 129
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 64
Localização : Morrinhos-GOIAS

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por lscunha Sáb maio 30 2009, 19:22

manto,

que tenha sido um dia muito legal para você.

quanto ao botafogo, é melhor não falarmos nada, face esse primeiro tempo que sai perdendo de 2x0.

saudações botafoguenses
lscunha
lscunha
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 3563
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 78
Localização : blumenau

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por gbarata Sáb maio 30 2009, 19:36

O projeto do retorno à série B está funcionando a todo o gás...
gbarata
gbarata

Número de Mensagens : 1158
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por gbarata Sáb maio 30 2009, 19:41

E a torcida vaiando o Laio... tiro no pé...
gbarata
gbarata

Número de Mensagens : 1158
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por gbarata Sáb maio 30 2009, 19:49

e as tais metas do ney franco? 9 pts nos 3 primeiros jogos... num deu... 9 pontos em 3 jogos no RJ, num tá rolando... qual será a próxima piada?
gbarata
gbarata

Número de Mensagens : 1158
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por gbarata Sáb maio 30 2009, 19:49

Gol porra!
gbarata
gbarata

Número de Mensagens : 1158
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por gbarata Sáb maio 30 2009, 20:14

Gol porra!
gbarata
gbarata

Número de Mensagens : 1158
Data de inscrição : 13/04/2009
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por marcelodoctor Sáb maio 30 2009, 21:49

Que coisa. É o pior time e o pior treinador dos últimos 5 anos. Quem aguenta assistir tanta coisa ruim jogando junto?
Esse NF a cada jogo inventa e muda aqui e ali, e não sabe o que fazer.
Tem que contratar um meia ofensivo, sei lá se é esse argentino do Boca.
Tem que barrar o Alessandro, colocar o teco em forma, subir o Guerreiro e o Juninho para a cabeça de área. Escalar o Wellinton Junior na zaga. Isso é o mínimo que o bestial treinador deve fazer.
marcelodoctor
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 59
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Major Nelson Dom maio 31 2009, 08:10

Texas Fire escreveu:Se a torcida quer cobrar alguma coisa, tem que cobrar do RENHA e do Montenegro, os verdadeiros Administradores do Botafogo. O Mauricio é apenas um coitado, um bode expiatorio que pegaram p/fazer o papel de presidente, um embaixador do Botafogo.

Prezado Texas Fire,

Foi Montenegro quem deu a base política, além do aval de confiança pois o candidato era um desconhecido entre os beneméritos, para a eleição de Maurício "tiradentes" Assumpção.

Naquele momento de 2008 o seu sonho mais acalentado desde a briga com Bebeto seria o exílio da política botafoguense do grupo que o apoiara sempre, o Movimento Carlito Rocha, desde sempre antagônico aos seus autoritarismos, irresponsabilidades e escolhas erradas.
Bancou mais tarde a ação ilegal da junta eleitoral que chancelou a pseudo-eleição da chapa Maurício-Mantuano, em total desrespeito aos dispositivos estutários e regimentais do clube.

Não considero Maurício tiradentes do Lido um coitado nem um bode expiatório, muito ao contrário.

É bastante vaidoso para ter, debochadamente, desrespeitado acordo firmado com o mesmo MCR desprezado pelo Sr. Montenegro, com alegre anuência de seus pares que arrotavam o apoio de investidores e um fundo que teria, na época de campanha e da discórida, condições de amealhar R$ 100 milhões.

Foi bastante arrogante para afirmar que "desde o América do Lido" ele sempre fôra um campeão! E que chegava ao Botafogo para ser campeão !

Após a Taça Guanabara ufanou-se de ter trazido o ovo de colombo do equilíbrio financeiro ao clube. Espanta-me como sobrevivemos aos pepinos voadores herdados de Montenegro, Rolim e Mauro Ney durante os milagrosos mandatos de 2003-2005 e 2006-2008 sem ter a ajuda de tão inspirado guru da economia doméstica...

Seus principais apoiadores estiveram, desde 2003, em posição de permanente crítica e ironia a tudo o que era feito ou pensado pela adminstração Bebeto.

Gostaria muito de ouvir o que têm a explicar estes gaiatos agora!

Saudações botafoguenses de Nelson Milesi
Major Nelson
Major Nelson

Número de Mensagens : 413
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por André Lira Dom maio 31 2009, 08:47

Amigos,

Fui ao jogo ontem, e sinceramente, nem quero comentar sobre o que vi... Só gostaria de registrar que no espaço onde eu estava, era o único a xingar apenas o ney fraco e percebi muitas caras feias ao meu redor. Tenho por costume não vaiar jogadores, pois isso só piora as coisas... Prefiro vaiar o treinador que escala errado, não dá padrão de jogo ao time, mexe errado, que parece estar perdido, sem saber o que fazer, etc.
Fiquei triste ao ver a torcida com um certo nível de conformismo, esquecendo a força que tem, e se distanciando do que chamo de essência botafoguense.
Definitivamente, vi uma geração de torcedores ontem que idolatra falsos ídolos... Muito pouco para um clube da grandeza do Botafogo, muito pouco...
André Lira
André Lira

Número de Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Major Nelson Dom maio 31 2009, 09:14

Caro André,

Sentastes perto de alguma organizada?
Ou estivestes próximo a algum diretor ou familiar do elvis de ipatinga?

Saudações botafoguenses de Nelson Milesi
Major Nelson
Major Nelson

Número de Mensagens : 413
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por André Lira Dom maio 31 2009, 09:46

Major Nelson,

O pior é que não estava perto de organizada... Procurei fica numa zona intermediária do setor leste no 1º tempo, mas no 2º assisti ao jogo no setor sul atrás do gol . Mas era nítido o desconforto da maioria quando eu falava mal do treineiro. O que aconteceu com a nossa torcida?
Se eu falasse mal do Lento Flávio então... aí é que eu apanhava mesmo ,hehehe
André Lira
André Lira

Número de Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Major Nelson Dom maio 31 2009, 13:09

Lamentável, André.
Parece que criou-se um consenso em nossa torcida para inocentar este treineiro, como se não fosse de responsabilidade dele 90% das contratações feitas, sem falar que é de 100 % dele a escolha de quem joga.

O Botafogo, desde a final da Taça Rio, sempre realiza 1ºs tempos horrorosos.
São os times treinados durante a semana pelo cantor...

Saudações botafoguenses de Nelson Milesi
Major Nelson
Major Nelson

Número de Mensagens : 413
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA - Página 4 Empty Re: GARRINCHA E A BACANAL FRUSTRADA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos