Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos

A Administração do Perigo

Ir em baixo

A Administração do Perigo Empty A Administração do Perigo

Mensagem por vbm Seg Out 15 2012, 10:59

A Administração do Perigo

Caminhos da segurança no Rio

A Administração do Perigo F_1314011

Com a ocupação de Manguinhos e Jacarezinho neste fim de semana, o governo vai completando o cinturão de segurança que estendeu sobre a cidade. Ou pelo menos sobre a parte da cidade que tem importância nos grandes eventos que ela vai sediar.

Esse cinturão certamente será reforçado na Maré para garantir o circuito cidade aeroporto Tom Jobim.

As UPPs reduziram a violência nas áreas onde atuam, valorizaram os imóveis e turbinaram as campanhas do PMDB, inclusive a de Dilma que prometeu nacionalizá-las.

Dilma ainda não teve tempo de pensar de novo no assunto. Mas o Rio de Janeiro como estado ou pelo menos como região metropolitana precisa dar um balanço mais preciso no resultado das UPPs.

A Baixada Fluminense e alguma cidades medias, como Macaé, Petrópolis e Volta Redonda sentiram o impacto da concentração de esforços na capital. O cobertor é curto e elas, em muitos momentos, se consideraram desprotegidas diante do crescimento da criminalidade e da migração de bandidos.

Outro efeito colateral são as milícias. Elas andam silenciosas, sobretudo num período eleitoral. Mas recente pesquisa, organizada pelo sociólogo Ignácio Cano, revela apenas que mudaram de tática.

As milícias tornaram-se mais discretas e hoje seus rastros podem ser encontrados principalmente no aumento do número de desaparecidos.

A saída para combater este tipo de crime é melhorar a inteligência policial. O sucesso das UPPs levou as pessoas a pensarem que são uma solução para todas as comunidades.

Mas ocupar com UPPS todas as comunidades é tarefa para o exército chinês. Não temos tanta gente e tanto dinheiro. Seríamos uma espécie de estado policial.

Por causa disso, é importante saudar as UPPs mas perguntar sempre: e as outras comunidades, como serão protegidas e as áreas que não interessam aos grandes eventos nem ao comércio imobiliário, o que faremos com elas?

Mesmo supondo que as UPPs foram objeto de um plano calculado para trazer paz às áreas de repercussão e ao circuito dos jogos faltam elementos no quebra cabeça.

O que fazer com a migração de bandidos para outras áreas? Como protegê-las? Como quebrar a hegemonia das milícias nos pontos mais remotos, onde os crimes não repercutem nos jornais?

O julgamento do mensalão no STF trouxe esperança aos que não têm acesso à justiça pois viram ser condenados gente poderosa que gastou fortunas com advogados.

É preciso levar esperança para os que não têm acesso à proteção policial. Uma esperança verdadeira. Hoje, há uma expectativa de que cada comunidade será ocupada por uma UPP.

Só um plano estadual de segurança pode responder às aspirações da Baixada Fluminense e das cidades médias do estado. No momento, vivemos o que o sociólogo Ulrich Beck chama de administração do risco: jogar o perigo para as áreas mais pobres.

Eu acrescentaria não só perigo mas tudo que incomoda às regiões mais ricas. Para onde vão os aterros sanitários, os presídios e os manicômios? Por coincidência para áreas dominadas pelas milícias.

A Administração do Perigo 2596260-2317-rec

Fonte: http://www.gabeira.com.br/wordpress/2012/10/caminhos-da-seguranca-no-rio/

__________________________________________________
A Administração do Perigo Botafogoemdebatemenor
"Great spirits have always encountered violent opposition from mediocre minds. The mediocre mind is incapable of understanding the man who refuses to bow blindly to conventional prejudices and chooses instead to express his opinions courageously and honestly."
Albert Einstein.
vbm
vbm
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2602
Data de inscrição : 27/03/2009
Localização : Nem mesmo eu sei

http://www.biostery.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum