ATLETISMO - ENERGIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ATLETISMO - ENERGIA

Mensagem por marcelodoctor em Dom Out 11 2009, 18:32

Obtendo-se a taxa metabólica basal(TMB) e, separando as etapas do treino e atividades de rotina, pode-se estimar o gasto calórico diário total. Sabe-se que a TMB representa 60 a 75% dos requerimentos diários de energia e que pode ser influenciada por fatores individuais. Está relacionada com o tecido muscular nos atletas, e em atletas da elite, o percentual de gordura corporal(%GC) baixo pode aumentar em 19% as necessidades calóricas. Outros fatores seriam estresse, variações na temperatura, estado nutricional hormonal, sexo, idade, e genética. A hereditariedade pode causar variações de 40% nas necessidades energéticas. Atividades físicas diárias aumentarm as necessidades energéticas em até 30%.

O treinamento causa ainda aumento no consumo de oxigênio pós exercício, podendo durar de 1 a 24hrs, elevando os requerimentos de energia em até 25%.

Dessa forma podemos concluir que estimar a forma precisa as necessidades energéticas diárias é muito difícil pelo excesso de fatores que podem influenciar nesse cálculo. Acho que é mais interessante quantificar pela anamnese a ingestão energética do atleta, e a partir deste ponto fazer as intervenções de energia e de nutrientes necessárias.

Abaixo descrevo referência"Sugiura", para determinação do gasto energético diário:

. Velocistas sexo masculino: 40kcal/kg de peso
sexo feminino : 45,7 kcal/kg de peso

. Meio fundo sexo masculino: 54,9kcal/kg de peso
sexo feminino : 58,6 kcal/kg de peso

. Fundo sexo masculino: 59,9kcal/kg de peso
sexo feminino: 58,5kcal/kg de peso

. Saltadores sexo masculino: 41,6kcal/kg de peso
sexo feminino : 36,5 kcal/kg de peso

. Arremessadores sexo masculino: 34,6kcal/kg de peso
sexo feminino : 40kcal/kg de peso .


Um abraço com muita saúde.
Marcelo Andrade
CRN1 1483
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATLETISMO - ENERGIA

Mensagem por Cristina Aranha em Qui Out 29 2009, 07:19

Marcelo, meu filho tem apresentado tendinites frequentes no joelho e tornozelo. Que tipo de alimentação ou suplemento você me indica para precavê-lo das lesões?
Ele tem 16 anos e joga Basquete. Faz academia sem excessos.
Obrigada, Cris
avatar
Cristina Aranha

Número de Mensagens : 122
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 53

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATLETISMO - ENERGIA

Mensagem por marcelodoctor em Qui Out 29 2009, 14:24

Cristina, para começar seria interessante vc levar seu filho em um ortopedista, para melhor diagnóstico, já que ele apresenta a recidiva da dor e consequentemente restrição dos movimentos.

Como vc sabe, trata-se de um processo inflamatório dos tendões, no caso localizado na patela, conhecido como joelho de saltador. Muito comum em jogadores de basquete.

A lesão em questão está provavelmente relacionada ao excesso de uso ou de carga. Dificilmente relacionada a gota ou artrite. Exames de sangue, radiografias e ressonância podem elucidar melhor o caso.

Normalmente o tratamento com gelo três vezes ao dia é indicado, descanso por alguns dias, fisioterapia, massagens e analgésicos / antinflamatórios(receitados por médicos) também.

Existem dois suplementos básicos que combatem o problema:
sulfato de condroitina e hidrocloreto de glucosamina.

Uma boa fórmula que eu usaria :

Vitamina E 30 UI
Cálcio 50mg
Magnésio 100mg
Vitamina C 250mg
Manganês 1 mg
Glucosamiina 1000mg
Condroitina 150mg
Metionina 50mg
Quercitina 100mg

2 cápsulas no almoço e 2 jantar, por 20 dias.

Alimentos como alho, clara de ovo, gelatina, damasco, soja, agrião, nozes, castanha do Pará, vegetais de folhas verdes, leite fermentado, peixes são indicados para contribuir no processo.

Obs: veja o artigo que escrevi sobre o tratamento para o Reinaldo, sobre a osteoartrite que ele apresentou no início do ano. Tem algumas dicas alimentares que você pode adotar.

Um abraço e boa sorte
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATLETISMO - ENERGIA

Mensagem por Sonic em Qui Out 29 2009, 14:45

Marcelão, na boa amigo... suas colunas e seus esclarecimentos, são sensacionais cara!!!

Voce está de parabens!!!

__________________________________________________
Eu quero um treinador de verdade!!! Fora Joel!!!Medroso e enganador!!!

Claudio Adão, o camisa 10 ideal para o Fogão!!!
avatar
Sonic
Colunista Divisões de Base
Colunista Divisões de Base

Número de Mensagens : 3293
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 32
Localização : Duque de Caxias - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATLETISMO - ENERGIA

Mensagem por marcelodoctor em Qui Out 29 2009, 14:48

Valeu mano. Conte comigo sempre.
Um abraço
Marcelo
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATLETISMO - ENERGIA

Mensagem por Cristina Aranha em Qui Out 29 2009, 14:58

marcelodoctor escreveu:Cristina, para começar seria interessante vc levar seu filho em um ortopedista, para melhor diagnóstico, já que ele apresenta a recidiva da dor e consequentemente restrição dos movimentos.

Como vc sabe, trata-se de um processo inflamatório dos tendões, no caso localizado na patela, conhecido como joelho de saltador. Muito comum em jogadores de basquete.

A lesão em questão está provavelmente relacionada ao excesso de uso ou de carga. Dificilmente relacionada a gota ou artrite. Exames de sangue, radiografias e ressonância podem elucidar melhor o caso.

Normalmente o tratamento com gelo três vezes ao dia é indicado, descanso por alguns dias, fisioterapia, massagens e analgésicos / antinflamatórios(receitados por médicos) também.

Existem dois suplementos básicos que combatem o problema:
sulfato de condroitina e hidrocloreto de glucosamina.

Uma boa fórmula que eu usaria :

Vitamina E 30 UI
Cálcio 50mg
Magnésio 100mg
Vitamina C 250mg
Manganês 1 mg
Glucosamiina 1000mg
Condroitina 150mg
Metionina 50mg
Quercitina 100mg

2 cápsulas no almoço e 2 jantar, por 20 dias.

Alimentos como alho, clara de ovo, gelatina, damasco, soja, agrião, nozes, castanha do Pará, vegetais de folhas verdes, leite fermentado, peixes são indicados para contribuir no processo.

Obs: veja o artigo que escrevi sobre o tratamento para o Reinaldo, sobre a osteoartrite que ele apresentou no início do ano. Tem algumas dicas alimentares que você pode adotar.

Um abraço e boa sorte

Obrigada pelas dicas!
Quanto ao ortopedista, não se preocupe, ele está sendo acompanhado e já soube que 50% dos problemas dele tem um nome: "preguiça de alongar", síndrome muito comum em atletas adolescentes, hehehehe
avatar
Cristina Aranha

Número de Mensagens : 122
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 53

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATLETISMO - ENERGIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum