Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos

JOGADOR DE FUTEBOL E PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

JOGADOR DE FUTEBOL E PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Mensagem por lscunha em Qua Ago 14 2013, 19:57

JOGADOR DE FUTEBOL E PROFISSIONAL DE FUTEBOL

As pessoas quase não usam o termo hominização e quando a usam, confundem a mesma com humanização, mas não são sinônimos, são coisas diferentes.

Hominização diz respeito ao processo biológico de formação e progresso físico e mental da espécie humana, de modo que se formem seres reflexivos e com características inconfundíveis.

Humanização diz respeito ao crescimento interior do homem, como ser pensante, responsável, justo, de bons costumes e realizador de cultura progressiva, através do seu aperfeiçoamento.

No futebol há os jogadores de futebol e os profissionais de futebol.

Os jogadores, como a própria denominação realça, são aqueles que praticam o futebol, apoiados com certeza em talento de bom grau para sua prática, mas que fica meio por conta do acaso, como ocorre em qualquer jogo e, dessa forma, suas performances oscilam muito, sendo um misto de bons e maus momentos, quer numa partida, quer numa temporada.
Algumas vezes são eficientes, em outras eficazes, mas raramente são efetivos, que vem a ser a soma dessas duas coisas.

Para ficar mais claro, a eficácia é atrelada a grande produção, mas sem atendimento satisfatório da qualidade, como é o caso de jogadores que participam muito do jogo, mas de forma a não fazer a diferença, sendo muito burocráticos e tomo com exemplo o Marcelo Mattos em termos ofensivos.

Já o eficiente pouco aparece, tendo uma atitude que no jargão futebolístico chamamos de morcego, mas quando surge à oportunidade, ele é letal, como era o Romário.

Já o profissional de futebol, muitas vezes não e até dotado de enorme talento, mas têm na sua conduta de dedicação, cumprimento de obrigações, cuidados com seu condicionamento físico, aperfeiçoamento de pontos fortes e fortalecimento das contrapartidas dos fracos, tudo isso de forma previamente pensada, criando situações mentais de jogo, que ficam armazenadas em sua memória com as suas soluções e quando esses lances acontecem (e como acontecem), em ato reflexo já lançam mão da solução que também está armazenada em sua memória, nos brindam com a o que chamamos de genialidade, que impactam todos aqueles que são amantes do belo futebol, independente das paixões clubísticas.

Essa efetividade é característica dos craques, jogadores supra torcidas, que arrastam multidões ao estádio, para os verem em ação.

O presente campeonato brasileiro, tem nos trazido alguns desses jogadores e citaria o Zé Roberto do grêmio, o Alex do coritiba, o Juninho do vasco e o Seedorf do botafogo, todos com idade avançada, mas por serem profissionais de futebol, esparramam efetividade em campo, para deleite de todos os apaixonados por futebol.

Talvez o título devesse ser uma ode a esse jogadores, mas preferi fazer esse realce, pois teríamos ainda a potencialidade do Deco do fluminense, cuja constante ausência por contusão nos impede de o ter dentro desse cenário e do Ronaldinho do galo mineiro, cuja conduta desgasta seu gigantesco talento e lhe tira o mérito para fazer parte da lista citada.

Ainda teremos muitos momentos marcantes e não tenho dúvidas que os citados quase sempre serão os protagonistas.

A eles meus parabéns e agradecimento, pelos lances que já nos proporcionaram e que, tenho certeza, ainda vão nos proporcionar.

Abraços,

lscunha



lscunha
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 3563
Data de inscrição : 02/04/2009
Idade : 71
Localização : blumenau

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum