POLO AQUÁTICO...

Página 7 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: POLO AQUÁTICO...

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 20:16

jim,

naquele jogo com a argentina, uma das bolas na trave foi do dunga.

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 3563

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 20:18

Jim: concordo 100% com a sua opinião sobre a seleção de 82. Aliás, há um livro, coordenado por Raul Milliet, com as crônicas do grande Saldanha a respeito daquela seleção. Ele foi um dos únicos, talvez o único, a esculhambar aquele time desde o início da Copa.

LSCunha: meu velho me falava sempre deste lance. Uma vez eu estava numa festa na Ilha e o Nilton também. Claro, fiquei babando, tipo fã, o tempo inteiro na roda que se formou em torno dele. Alguém lembrou da jogada e o Nilton riu, humilde, e completou: "jogando contra o Pelé, eu sempre o elogiava, mesmo quando ganhava a jogada ou quando ele errava. Dizia que na próxima ele acertaria, só para não deixá-lo com raiva". Gênio, em todos os sentidos.
satu7

Número de Mensagens : 440

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 20:20

E para completar, a ESPN vai passar, às 21:00 hs, o VT de Alemanha e Holanda, final da Copa de 74. Recomendo; dois timaços; a melhor Alemanha contra a melhor Holanda.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 20:26

alejandro,

daqui a alguns anos, você estará comentando com os alejandros da época sobre o botafogo dos seus tempos, com muita alegria e com muito orgulho.

o importante é essas nossas lembranças, que devem ser transmitidas aos mais jovens, pois uma das coisas que caracterizam nossa gente é o culto aq nossa história.

]chego a pensar que nosso destino não está enfocado em títulos, mas em fazer acontecer.
bem consonante com o graqnde vandré : quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

daí termos movimentos maravilhosos, com o último do mazolinha em eternizar o garrincha no engenhão.

eu não vejo nas outras torcidas, em que pese algumas idolatrias, o mesmo respeito que temos com os nossos ídolos.
não somos adeptos daquela histeria de macacas de auditório, mas de um sentimento de admiração, mas sobretudo de fraternidade.

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 20:27

satu 7,

o fontana pensava diferente, daí .....

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por JIM em Ter Mar 16 2010, 20:40

Cunha

Você e eu, como os dois únicos representantes aqui da mais "velha guarda", temos recordações fantásticas daquela época.

Mas uma dessas recordações certamente vc a tem na memória mais que as outras...

Refiro-me à reação da platéia, sempre que uma bola chegava a Garrincha...

Como que hipnotizados, embecidos e extasiados, todas as pessoas que lotavam o Maracanã, fossem torcedores do Botafogo ou do adversário, punham-se de pé quando a bola chegava até ELE...

Testemunhei, e certamente vc também, esse fato durante muitos anos. A arquibancada só voltava a se sentar quando a jogada terminasse...E o mais incrível..até a torcida adversária aplaudia de pé o que Mané fazia dentro de campo !

Nunca vi isso em nenhum outro jogador. Nem em Pelé.

Talvez seja o fato mais marcante de toda a minha vida dentro do futebol !

JIM
JIM
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 3494

Ver perfil do usuário

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 20:42

jim,

diante da nostalgia que veio e nos faz matar a saudade dos tempos que o futebol era preferencialmente artístico e não competitivo, essa noite está sendo um deleite para nós mais velhos e uma mina de informações para essa garotada que continuará a saga de ser botafoguense, que sempre lutou, luta e lutará contra o senso comum e imediatista, que se satisfaz com a vitória, mesmo que a mesma ocorra de forma imoral e amoral, como temos presenciado nos últimos anos.

a fusão do clube de regatas botafogo com o botafogo futebol clube, que originou o nosso botafogo de futebol e regatas, que ocorreu sob o luto da perda do saudoso albano, é uma das páginas mais lindas e emocionantes de nosso futebol.
um clube que nasce sob a égide desse sentimento de dor e de despreendimento, teria que ser especial.
não há como negar, somos filho do sofrimento e da doação e é daí que resulta esse amor incondicional e essa diferenciação que tanta inveja desperta.
somos o único a ser tocado pela varinha de condão, com a estrela cintilante em sua ponta.

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alejandro em Ter Mar 16 2010, 20:42

Cunha,

É isso aí... o importante é cultuar os ídolos.

Me orgulho em dizer que meu filho mais velho (8 anos) já briga com qualquer um na escola que diga que o Pelé foi melhor que o Garrincha. Já discutiu inclusive com o professor de futebol dele!
hehehe

PS: pra quem nao sabe, eu moro em São Paulo. E por aqui, falar que Garrincha foi melhor que o Pelé é o mesmo que pedir pra ser chamado de maluco.
Alejandro

Número de Mensagens : 1170

Ver perfil do usuário http://obotafogoevoce.blogspot.com/

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 20:46

Pois é LScunha. O Fontana hoje não jogaria, pois sua principal característica era a violência.

Entre 64 e 66, jogavam Vasco e Santos. 40 do segundo tempo, 2x0 Vasco, a torcida gritando olé e o Fontana, aos berros, pergunta ao Brito: "você viu o Rei por aí? Disseram que iríamos jogar contra o Rei, mas não tem nenhum aqui no campo". Placar final, 2x2, dois gols do Pelé. No último, de cabeça, na cobrança de um escanteio, o Pelé apanhou a bola no fundo do gol e entregou-a ao Fontana, dizendo: "toma, leva pra tua mãe e diz que foi o Rei quem mandou".

Em 68, no único jogo que perdemos naquele campeonato, o Fontana bateu no Jairzinho de todos as formas. Literalmente, dos pés à cabeça. Até que o Roberto deixou a bola escapar para o Fontana dominar e o acertou no tornozelo. O Fontana ficou o resto do campeonato na enfermaria.

Ale: aqui em S. Paulo, contra os santistas, gosto também de lembrar que ganharam um campeonato mundial roubado.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alejandro em Ter Mar 16 2010, 20:49

Rodrigo,

Vai estar por aqui no final de semana? Podiamos marcar de ver Botafogo x Flamengo em algum lugar!

abs
Alejandro

Mensagem por JIM em Ter Mar 16 2010, 20:49

Alejandro

Mas diga a seu garoto que ele está coberto de razão ! Pelé foi um grande jogador, mas Garrincha foi um fenômeno da natureza. Incomparável e inimitável. Pelé era o futebol
da mais alta categoria, técnico e altivo. Garrincha era a molecagem em forma de arte, a poesia em forma de jogador.

JIM
JIM
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por JIM em Ter Mar 16 2010, 20:57

Garrincha tinha certas manias que só a ele eram permitidas. Uma delas era levar um coleirinho ( passarinho ) numa gaiola a seus jogos no Maracanã. Entrava em campo e deixava o coleiro aos cuidados do roupeiro Aloísio Birruma.

Numa dessas vezes, o jogo corria solto contra o América e de repente um jogador rubro que sabia da história, chegou perto de Mané e disse-lhe ao ouvido - " o coleiro fugiu, eu ouvi o Aloísio comentando...."

Foi o suficiente. No primeiro escanteio contra o América, Mané saiu em desabalada carreira, desceu feito um foguete as escadas do túnel, só para constatar que o seu pássaro estava em ordem !

E voltou sorridente ao jogo !!!

Esse era Garrincha !
JIM
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 21:02

jim,

o mané era um jogador que transcendia ao botafogo e pertencia a todas as torcidas.

naquela época, eu, garoto aborrecente, assistia aos jogos com a patota de vila isabel, bairro onde fui criado, que se colocava na arquibancada do lado esquerdo das tribunas, local prioritariamente rubro-negro.
mesmo os jogos com o flamengo, íamos para alí e era um grupo grande, composto com torcedores de todos os clubes, mas ninguem se metia com a gente, pois mesmo os flamenguistas da hora, não eram ainda essa escória de hoje.
cansei de ver o garrincha bailar o jordan e os rubro-negros morrerem de rir.

quando tinha botafogo jogando, os próprios torcedores do adversário diziam que hoje era dia de mané no maraca, ou seja, não iam exclusivamente para torcerem por seu clube, mas para verem o mané e torciam para ver ele dar um baile no seu lateral.
era um adultério comum, consentido, entendido e com prazer imenso.

nunca foi tão feliz e tão realista a expressão, mané garrincha, a alegria do povo.

alegria de gente com coração rubro-negro, tricolor, cruzmaltino, rubro e outras colorações.

eu tive o previlégio de vivenciar grandes conquistas do nosso futebol, mas nenhuma se iguala ao de ter visto o mané jogar e creio, que apesar de ser um dos poucos que confessa não ter estado no primeiro treino e tão pouco no primeiro jogo, assistí , creio, 70 % das partidas do mané, que jogava muito mundo a fora.

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Mar 16 2010, 21:08

Caro JIM,não sei se voçê presenciou Question

O Garrincha jogava tanto,que meu pai numa das idas e vindas ao rio,me falou que num desses jogos entre Bota x Fra,ele viu a torcida dos mulambos mudar de lugar quando o "BOTAFOGO" voltava para campo no 2 tempo,para acompanhar as peripécias do Mané
Question Question Question

um abraço...e que saudade Sleep
G .C. "Chacon"

Número de Mensagens : 3463

Ver perfil do usuário http://chacongeraldo@hotmail.com

Mensagem por maurelio em Ter Mar 16 2010, 21:14

Quem sabe da vida do Leovegildo capacete, é o Mendonça, que o colocou para dançar em pleno Maracanã.
Menor duvida, e estaria até louco se não reconhecesse o futebol do Zico. Agora compará-lo a Garrincha, Pele, Maradona, só um corno mesmo para chegar a esse ponto. Comparo o Zico ao Nilson dias, e olha que o Nilson também era foda, só foi infeliz de ter pego uma época de uruca do Botafogo.
Jogada bonita do Marinho Chagas que vi, foi uma em São Januario em um jogo entre Botafogo e flamengo, onde ele deu três lençóis seguidos no Rogério bailarina, que nessa época jogava pelo time da Gávea. Coitado do Rogério.
maurelio

Número de Mensagens : 1308

Ver perfil do usuário

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Mar 16 2010, 21:18

Caro Iscunga

Desculpe-me por não ter incluido voçê na visão historica do meu querido pai no "MARACANÃ" em jogo entre Bota x Fra,mais acho eu que voçê deve ter prensenciado este fenomeno também,da torcida dos mulambos mudar de lugar no 2 tempo,para ver as peripécias do mané
Question Question Question

um abraço,
G .C. "Chacon"

Mensagem por mamfogo em Ter Mar 16 2010, 21:26

o MEU Botafogo de todos os tempos...
Zé Carlos.
Josimar, Mauro Galvão, Wilson Gottardo e Marinho Chagas
Alemão, Wescley
Mendonça e Paulo Cesar Cajú
Túlio e Dodô (Nilson Dias)

Em primeiro momento posso ter esquecido alguem, mas no geral é isso.
mamfogo
Chargista
Chargista

Número de Mensagens : 2925

Ver perfil do usuário

Mensagem por maurelio em Ter Mar 16 2010, 21:26

Saindo do Maracanã depois da derrota para os mulambos nessa ultima decisão peguei um taxi, e o motorista era um Senhor, que me confidenciou ser flamenguista, mas tinha parado de assistir jogos a algum tempo devido a violência, e devido aos atuas jogadores que não jogam nada, bem diferente do tempo que ele gostava de ir ao Maracanã, que naquela época sim, valia apena ir ao Maracá assistir jogos , e ainda completou que ia muito, mesmo sendo torcedor do fla, assistir jogos do Botafogo, só por causa do Garrincha, e quando jogavam Botafogo x Flamengo, ele sempre assistia do lado que o Garrincha atacava, ele mudava de campo junto com Garrincha. Palavras desse motorista.
maurelio

Ver perfil do usuário

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 21:27

chacon,

eu não posso afirmar isso, mas que era comum, no intervalo, um monte de nego ir para a lateral do campo em que o garrincha ia jogar, isso ocorria em todos os jogos.

eram torcedores de de tudo que era clube, mas todos garrincha futebol clube.

eu fico até sem graça e penso que o jim tambem, pois é muito difícil colocar em palavras o que foi a garrinchamania.

foi um tsunami que passou em nossas vidas e nossos corações se deixaram levar.

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por mamfogo em Ter Mar 16 2010, 21:30

Sobre o Cajú só vi ele com a nossa camisa na sua segunda passagem pelo glorioso...77/79
mas o suficiente para colocar na minha seleção.
Tem um jogo emblemático: Botafogo 2x1 Corinthians, nesse jogo o Cajú jogou prá burro!
Cajú, não era um jogador de futebol, era sim um bailarino da bola!
mamfogo
Chargista
Chargista

Ver perfil do usuário

Mensagem por maurelio em Ter Mar 16 2010, 21:33

MEU Botafogo de todos os tempos...
Cao (Wendel), Carlos Alberto Torres, Mauro Galvão, Leonidas e Marinho Chagas
Nei Conceição, Gerson
Afonsinho e Jarzinho ( Nilson Dias), Roberto Miranda e Paulo Cesar Cajú.
maurelio

Ver perfil do usuário

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 21:35

é difícil comparar o garrincha com qualquer outro jogador, pois ele era incomparável.

a única comparação que lembra o que era o mané jogando, seria se pegar , dos tempos do cinema mudo, um filme do carlitos, em que ele é perseguido por um batalhão policial e com fintas de corpo, consegue driblar enormes policiais, que abraçam o vento e caem pelo chão.

se você ver esse filme, poderá imqginar que o garrincha fazia tudo aquilo, mas ao invés de umaq bengalqa nas mãos, com uma bola nos pés.

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por lscunha em Ter Mar 16 2010, 21:44

é difícil escalar um botafogo de todos os tempos, pois estaria cometendo umas duas dezenas de injustiça.

no nosso caso e talvez sejamos o único e se acompanhado estaremos de mãos dadas com outro alvi-negro, o melhor seria relacionar os diferenciados por posição e desconfio que montaríamos 3, talvez 4 times bem sólidos e esse quarto melhor que o primeiro de muitos clubes.
por exemplo : na lateral podemos citar, nilton santos, rildo, valtencir e marinho chagas.
na ponta direita : garrincha, jairzinho, rogério, zequinha.

olha, não dá pois são muitas opções.

saudações botafoguenses
lscunha
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Mar 16 2010, 21:47

Iscunha, Smile

Botafoguense roxo como era aumentava um pouco,deveria ser também a porra da mutama que dava esta impressão no veio Question Sleep Sleep Sleep affraid
G .C. "Chacon"

Mensagem por Vandafogo em Ter Mar 16 2010, 21:51

Maurelio.

Gostei muito do teu Botafogo de todos os tempos. Assinarei embaixo.
Vandafogo

Número de Mensagens : 3197

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vandafogo em Ter Mar 16 2010, 21:56

Agora que tal fazer um time com duas opções para cada posição?
Vandafogo

Número de Mensagens : 3197

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 21:57

Alejandro. Vou estar em São Paulo. Vamos ver juntos o jogo no domingo, claro. Pode ser aqui em casa. Vamos combinar os detalhes no fim de semana.

Abração.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por mamfogo em Ter Mar 16 2010, 22:11

olha...com todo respeito...cada um tem a sua lista. mas o carlos alberto torres na frente do josimar?
acho injusto, mesmo por que o capita só jogou seis meses no fogão (se não estou enganado)
sem fazer polêmica
mamfogo
Chargista
Chargista

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 22:14

Goleiros: Manga e Wendell
Laterais: Josimar e Carlos Alberto Torres (na reserva, pois só jogou 25 partidas pelo BOTAFOGO)
Zagueiros: Leônidas e Nilton Santos; Galvão e Gottardo
Laterais pela esquerda: Marinho e Rildo
Meio de Campo: Gérson, Didi e Paulo César; Alemão, Mendonça e Zagallo
Atacantes: Garrincha, Heleno e Jairzinho; Túlio, Quarentinha e Amarildo.

E ainda faltam Rogério, Zequinha, Gonçalves, Roberto, Afonsinho, Fisher, Vágner, Arlindo, sem considerar os que não vi.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Mar 16 2010, 22:15

Caros amigos jovens "botafogueses" Smile Smile Smile

Não esqueçam de escalar nas suas benditas seleções de todos os tempos o "Tulío Maravilha" e o grande Thuko-Thuko de mamãe "Dinha",por favor galera "Alvinegra" SE NÃO Question
G .C. "Chacon"

Mensagem por Alejandro em Ter Mar 16 2010, 22:15

Beleza, Rodrigo.
Se for o caso, nao vamos bagunçar sua casa. Marcamos no Posto 6 ou algum outro lugar que transmita o jogo.
Abração
Alejandro

Mensagem por G .C. "Chacon" em Ter Mar 16 2010, 22:20

Ô satu7 lol! lol!

Valhei-me meu padim pade Cicero Romão Batista,cade o Thuko-Thuko de mamãe "Dinha" na sua seleção meu caro Question affraid
G .C. "Chacon"

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 22:29

No Maracanã, lembro que, contra os times pequenos, mudávamos de lugar para ver o Mané de perto.

Mas inesquecíveis para mim foram os jogos, poucos, em General Severiano com Garrincha no time. Lembro de um em que meu pai arrumou um engradado de refrigerante e o colocou junto da grade, perto do campo, na altura da área. Ficamos eu e meu irmão empoleirados, vendo só o Garrincha. Não lembro o adversário, mas foi em 64 ou 65, o BOTAFOGO ganhou e dois ou três. No últimos minutos, com a vitória garantida, o time tocava a bola e a passava para o Mané. E Garrincha ficava com ela, driblando o pobre lateral sem parar; ia e voltava, até sofrer falta. Aí o Joel (lateral) batia para o Mané que começava tudo de novo. Delírio total. Uma das melhores lembranças que tenho.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 22:31

Meu caro Geraldo. Traduza, por favor. Quem é Thuko-Thuko de mamãe "Dinha"?????
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 22:37

Voltando ao Mané: no final de 62, início de 63, depois de insistir como só um garoto de 8 - 9 anos pode insistir, consegui convencer minha mãe que tinha as pernas tortas como o Mané.

Depois da final de 62, Otelo o Caçador, humorista que editava a última página do caderno de esporte das segundas-feiras do Globo, publicou uma foto-montagem com o time da final, colocando em todos os jogadores a cara do Garrincha, sorrindo. O próprio Mané tinha sido editado, pois na foto real estava muito sério. Guardei esta montagem por anos, mas acabei perdendo nas mudanças da vida.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 22:39

Alejandro: melhor garantir. Tem certeza que o Posto 6 vai passar o jogo, ou vai colocar um joguinho qualquer daqui?
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alejandro em Ter Mar 16 2010, 22:54

Descubro isso amanhã e te aviso.
Mas eles tem uma parte do bar um pouco mais reservada, chamada de "bar do japonês" (pq serve esse tipo de comida).
Lá sempre passam os jogos do Botafogo.

De qq forma, amanha te confirmo.

Abraço!
Alejandro

Mensagem por JIM em Ter Mar 16 2010, 23:10

Acabo de ver pela ESPN o tape da final Alemanha 2x1 Holanda da Copa de 1974.

Quem ainda achava que o futebol daquela época era lento, é favor dar uma olhadinha nesse jogo, disputado em velocidade vertiginosa pelas duas equipes.

Dois grandes times, mas a atuação da Alemanha nessa partida foi sensacional.

Deu muita alegria rever Beckenbauer e sua imensa categoria, Overath, Müller, Paul Breitner, Gabrowsky estraçalhando com seus dribles sensacionais e a atuação perfeita de Sepp Maier, dono e senhor da grande área, mostrando a qualquer goleiro de hoje, como se sai do gol.

Agora mesmo após ver o jogo, um grande amigo me ligou e me disse textualmente :
- Qualquer um daqules 22 jogadores que ali estavam, atuariam em qualquer grande clube brasileiro nos dias de hoje.

O que mais impressiona é a velocidade com que a patida foi disputada. Com faltas duras sim, com marcação em cima por parte dos dois times, mas um futebol jogado com imensa categoria e sem a deslealdade que se vê hoje.
JIM
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Ter Mar 16 2010, 23:33

JIM
Também vi. Jogaço. E vc está certíssimo quanto à grande atuação da Alemanha. A Holanda era um grande time, mas naquele dia encontrou um rival mais equilibrado.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por mamfogo em Ter Mar 16 2010, 23:46

o tal backenbauer jogava muito hein?
e o maier...o cara parecia um gorila, fazer gol nele deveria ser muito dificil
mamfogo
Chargista
Chargista

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renault em Ter Mar 16 2010, 23:49

O papo de hoje está interessantíssimo. Minha seleção seria muito parecida com a do Mam, apenas no ataque eu colocaria o Maurício no lugar do Dodô, e ainda tentaria encaixar o Maicossuel no meio-campo. Foi muito boa, Mam, a sua lembrança do Zé Carlos no gol, grande goleiro. A melhor atuação de um goleiro do Fogão que eu já vi, contudo, foi a do Borrachinha, quando quebramos a invencibilidade dos mulambos.
Aliás, nesse jogo, foi também uma das melhores atuações de um cabeça de área que eu vi, do Russo...
Outros jogadores a merecer uma menção: ponta direita Édson, driblava fácil. E outro ponta: Geraldo (um golaço no vasco).
Renault

Número de Mensagens : 131

Ver perfil do usuário

Mensagem por mamfogo em Ter Mar 16 2010, 23:57

O Borrachinha só teve aquela atuação boa..o Zé Carlos enquanto esteve no Botafogo teve atuações incríveis...
O Mauricio era um grande Jogador...Mas não tinha a categoria de um Dodô.
mamfogo
Chargista
Chargista

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renault em Qua Mar 17 2010, 00:01

você tem razão, o meu goleiro também seria o Zé Carlos, grande goleiro, seguro, o Borrachinha, contudo, agarrou até pensamento naquele jogo. O Dodô joga bonito, mas o Maurício, para mim, foi superior. Um outro jogador a merecer menção, dentre os que vi jogar, seria o Mirandinha, como corria o cara, pena que era incapaz de levantar a cabeça...
Renault

Ver perfil do usuário

Mensagem por satu7 em Qua Mar 17 2010, 00:17

Zé Carlos e Paulo Sérgio foram grandes goleiros, é verdade. Tempos ruins, que seriam piores sem eles.

Mam escreveu sobre o Maier e me lembrei do Dirceu, que fez um golaço nele em 73, num Brasil 1x0 Alemanha. Dirceu é outro belo jogador que merece ser lembrado para o terceiro ou quarto BOTAFOGO de todos os tempos.

E em ano de Copa do Mundo, que tal este BOTAFOGO: Manga; Josimar, Mauro Galvão, Nilton Santos e Marinho; Gérson, Didi e Paulo César; Garrincha, Jairzinho e Amarildo. E ainda temos Rodrigues Neto, Gil, Alemão, Rildo, Zagallo, Dirceu, Gonçalves e Bebeto.

Todos, jogando no BOTAFOGO, começaram pelo menos uma partida de Copa do Mundo como titulares na Seleção do Brasil. Copas de 62 para cá, é importante notar.

Finalizando a página 7 de Mané, boa noite e abraços em todos.
satu7

Ver perfil do usuário

Mensagem por lfcarneiro em Qua Mar 17 2010, 00:32

Olá, pessoal.

Chego a ficar envergonhado de escalar o que seria o meu Botafogo de todos os tempos, considerando apenas os jogadores que vi jogar. Mas, vamos lá, pedindo mil desculpas aos deuses do futebol por deixar de lado alguns dos maiores:

Esquema 3-5-2:

Wagner;
Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Gonçalves;
Josimar, Alemão, Luisinho Tombo, Paulinho Criciúma e Válber;
Túlio e Donizete.

Um abraço a todos,

Leo.

lfcarneiro

Número de Mensagens : 658

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renault em Qua Mar 17 2010, 00:34

lembrou bem, Paulo Sérgio, outro grande goleiro...voava. Outro bom jogador daquela época difícil: Berg (o raul deve se lembrar dele...).
Renault

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renault em Qua Mar 17 2010, 00:42

Tem alguns jogadores que eu cheguei a ver jogar, mas era muito novo, não tendo guardado muitas lembranças, mas sempre ouvia meus irmãos os elogiando, porém não os vi citados aqui. Se alguém puder falar sobre eles: Osmar, Rogério, Carlos Roberto, Luisinho Lemos.
Renault

Ver perfil do usuário

Mensagem por Muga em Qua Mar 17 2010, 07:34

Meu Botafogo:

Manga
Marinho Chagas,Nei Conceição,Leonidas e Nilton Santos
,Afonsinho , Gérson e Cajú
Garrincha,Jair e Quarentinha
Treinador João Saldanha
Banco:
Mendonça,Roberto Miranda,Amarildo,Carlos A.Torres,
Parada e mais um monte...
Obs: a escalação parece "meio louca" mas esses caras jogavam
tanto que se adaptariam a qualquer posição...
Muga

Número de Mensagens : 437

Ver perfil do usuário

Mensagem por Muga em Qua Mar 17 2010, 07:36

E mais:
com todo o respeito,esse Zico é tão pé frio que foi só ele sair do CSKA para o time
passar na Copa dos Campeões...
Muga

Número de Mensagens : 437

Ver perfil do usuário

Mensagem por JIM em Qua Mar 17 2010, 08:17

Mamfogo

Respondendo à sua pergunta...o Beckenbauer era um monstro de jogador sim. Talvez tenha sido o maior líbero da história do futebol.

Quanto ao Sepp Maier, como goleiro de seleção, na méda das atuações foi o melhor que vi atuar. E o mais importante - Ia buscar qualquer bola no bico da grande área, com uma decisão e uma coragem impressionantes.

Tive a felicidade de conhecê-los pessoalmente quando a Alemanha veio jogar contra o Brasil aqui no Maracanã, se não me falha a memória em 1976 e ficaram hospedados no hotel Sheraton. Lá estive junto com o Saldanha, que para variar, falava também fluentemente o alemão e me apresentou a vários daquela seleção excelente.

Outros três cracaços daquele time, eram o meio campo Overath, um volante de características ofensivas, o ponta direita Gabrowsky, um driblador como poucos, e o lateral esquerdo e meio campista Paul Breitner, cujo futebol se assemelhava muito ao de Marinho Chagas. Em suma, um timaço.

Não sei se vc viu ontem o tape do jogo Alemanha x Holanda, final da Copa de 74. Se viu, deve ter constatado a incrível velocidade com que a partida foi disputada, além da marcação dura exercida pelas duas equipes no campo todo, acabando de vez com essa lenda de que o "futebol de antigamente era lento". O que havia de diferente, é que embora a marcação fosse muito rígida e em cima, no entanto vc não via a deslealdade que se vê hoje, quando um craque é sistematicamente caçado em campo.

Em termos de velocidade eu diria até que, nessa época se jogava com muito mais velocidade do que hoje. É preciso não confundir a rapidez das jogadas, com a bestialidade de certos marcadores que hoje inundam o futebol mundial.

JIM

Última edição por JIM em Qua Mar 17 2010, 08:28, editado 2 vez(es)
JIM
Colunista
Colunista

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 7 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: