Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos

ATIVIDADE FÍSICA, TEMPERATURA CORPORAL E HIDRATAÇÃO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ATIVIDADE FÍSICA, TEMPERATURA CORPORAL E HIDRATAÇÃO

Mensagem por marcelodoctor em Seg Fev 08 2010, 20:27

Devido a reportagem onde foi mostrado o desmaio do ex jogador de futebol Batista, hoje comentarista da Sportv do RS, várias matérias estão sendo veiculadas referente a ação da temperatura do ambiente em nosso organismo.

Os humanos precisam manter a temperatura corporal constante (homeostasia). Quando nos exercitamos, as mitocondrias aumentam a produção de calor nas unidades desacopladoras de elétrons. Esse calor levaria ao aumento da temperatura interna caso não tivéssemos um eficiente sistema de eliminação do calor excessivo. Esse sistema está baseado na condução, convecção, irradiação e evaporação da água.

Fisiologicamente falando, é que as atividades físicas em ambientes com temperaturas superiores à temperatura do corpo (36,5 - 37ºC), DEVERIAM SER PROIBÍDAS nos aspecto profissional. O corpo passa a ganhar calor do ambiente, podendo ocorrer queda acentuada da pressão, além da desnaturação de proteínas e com isso de enzimas corporais. Tornando com isso a vida incompatível, com aumento significativo do risco de morte.

Com uma perda de 5% do peso corporal pelo suor o desempenho diminui cerca de 30%. Se a desidratação persistir com perda de água superior a 7%, o risco de colapso circulatório torna-se iminente e em extremo a hipertermia pode causar choque térmico e levar o indivíduo a morte.

Dependendo do tipo de atividade , da intensidade e da frequência, atletas se exercitando em ambientes extremamente quentes, precisam ingerir até 10 litros por dia. A recomendação é que tomem 500ml de líquidos 2 horas antes do início do exercício. Em dias com temperaturas acima de 38 graus, aumentar a ingesta em mais 500ml 30 a 60 minutos antes da atividade física. Uma forma prática de verificar a hidratação é observar a coloração da urina e seu volume. Coloração amarelo escuro e volume reduzido indicam desidratação. Uma análise mais técnica é verificar a densidade da urina. Valores abaixo de 1,010 indicam estado de hidratação adequado, e valores acima de 1,020 indicam que o atleta está desidratado.

A recomendação de líquidos durante a partida de futebol poderá estar para consumo médio de 250ml nos intervalos de 15/20 minutos.

Em relação ao aporte de líquidos após o evento esportivo, é que o atleta realize um consume de 150% do volume perdido em até 6hs após o seu término.

Em outra coluna descreverei de forma contextual as estratégias referente a hidratação para os atletas, com volume, tempo e composição para as diversas fases da atividade física.



Abçs

Marcelo Andrade
CRN1 1483.
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE FÍSICA, TEMPERATURA CORPORAL E HIDRATAÇÃO

Mensagem por marcelodoctor em Seg Fev 08 2010, 20:58

Em tempo, espero que o Joel e seus preparadores físicos estejam atentos com relação a todos os problemas causados pelo clima e temperaturas elevadíssimas ocorridas nos últimos dias no Rio. Pode parecer uma bobagem, mas trata-se de um importantíssimo cuidado para manter a performance dos atletas em níveis de excelência. Se isso não for visto com muita atenção, com certeza o desempenho atlético e até mental será extremamente prejudicado, levando o time a uma apresentação pífia, independente da capacidade técnica do atleta. Abre o olho Joel.
avatar
marcelodoctor
Colunista
Colunista

Número de Mensagens : 546
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 52
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum